Ed Alves CB/DA Press)
Com informações do Metrópoles e Correio Braziliense
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela segunda vez seguida e alcançou 46%. A desaprovação reduziu e marcou 51%. Os que não souberam ou não responderam correspondem a 3%. Os números são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20/8).
De maio para agosto, Lula recuperou seis pontos porcentuais na aprovação, três deles entre os levantamentos de julho e deste mês. Essa sequência de resultados positivos consolida, pelo menos até aqui, reversão na série de baixas na aprovação.
O governo Lula é desaprovado em seis dos oito Estados analisados pela pesquisa Genial/Quaest. A avaliação positiva da gestão supera a negativa apenas na Bahia e em Pernambuco.
Já em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, a desaprovação é majoritária. Juntos, esses oito Estados representam 66% do eleitorado brasileiro.
Em São Paulo, 65% desaprovam o governo e 34% aprovam. Em Minas, a desaprovação é de 59% e a aprovação de 40%. No Rio, 62% desaprovam e 37% aprovam. No Paraná, 64% desaprovam e 34% aprovam. No Rio Grande do Sul, 62% desaprovam e 37% aprovam. Já em Goiás, 66% rejeitam o governo e 33% aprovam.
Nos dois Estados nordestinos incluídos no levantamento, os números se invertem. Na Bahia, são 60% os que aprovam a gestão Lula e 39% os que desaprovam. Em Pernambuco, por sua vez, a aprovação é de 62% e a desaprovação é de 37%.
A pesquisa entrevistou 1.104 pessoas por Estado em GO, PR, RS e PE; 1.200 pessoas na Bahia; 1.404 no Rio de Janeiro; 1.482 em Minas; e 1.644 em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais em São Paulo e de três pontos nos demais Estados, com nível de confiança de 95%.