Lula diz que prioridade na Venezuela é a democracia, não Maduro

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Do Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (5), que a solução para a crise na Venezuela deve partir dos próprios venezuelanos e defendeu maior integração política e econômica entre os países da América Latina. Segundo Lula, ele deixou claro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a condução dos rumos da Venezuela não deve ser imposta por atores externos.

“Disse ao presidente Trump: ‘quem vai resolver o problema da Venezuela são os venezuelanos. Permitam que eles resolvam os problemas deles. Não sei se a Delcy vai convocar eleições, mas eles (venezuelanos) têm que assumir as responsabilidade”, afirmou o petista em entrevista ao portal Uol. Para Lula, a responsabilidade recai sobre a liderança política da região. “Isso depende de nós, não depende dos Estados Unidos, não depende da Rússia ou da China. Precisamos descolonizar a nossa cabeça”, disse.

Questionado sobre possíveis ações para o retorno do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa ao país, Lula afirmou que essa não é a principal preocupação. “A preocupação principal é a seguinte: há possibilidade da gente fortalecer a democracia na Venezuela? E o povo na Venezuela, 8,4 milhões de pessoas que estão fora voltar para Venezuela? Há condições de fazer com que a democracia seja efetivamente respeitada na Venezuela e o povo possa participar ativamente?”, declarou. O presidente destacou ainda que a prioridade é “se a gente vai melhorar a vida do povo ou não”.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade