Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Não é de hoje que a frequente presença da primeira-dama Janja da Silva, nas agendas oficiais, e a participação dela nas decisões do Governo incomodam alguns auxiliares do presidente Lula (PT). Esse é um assunto corriqueiro nos bastidores de Brasília. Mas agora tomou uma dimensão maior, quando Lula veio a público e disse que alguém da sua equipe “teve a pachorra” de divulgar uma conversa confidencial com o presidente da China, Xi Jinping. O petista perguntou se alguém da confiança do chinês poderia vir ao Brasil para prestar consultoria na regulamentação das redes sociais. O alvo principal é o Tik Tok, uma rede social sediada no país asiático. Lula ficou muito irado ao saber pela imprensa que Janja foi motivo de reclamação em off. A crítica foi de que ela teria sido inadequada ao quebrar o protocolo e se meter na conversa entre os dois presidentes. “O que acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidncial. O fato da minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e resolveu falar”, reclamou o petista. Ele deixou claro que houve uma quebra de confiança. “Era uma coisa muito, mas muito confidencial. E alguém teve a irresponsabilidade de repassar isso”, disse Lula. De acordo com a Folha de São Paulo, o língua solta teria sido o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Anderson x Humberto
O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, volta a demonstrar a intenção de polarizar a disputa pelo Senado com Humberto Costa (PT). Nas redes sociais, o liberal cita apenas o nome do senador petista, quando fala que quem está no Poder é contra a CPI para investigar o desfalque nas contas dos aposentados.
Alepe homenageia Caruaru
O município de Caruaru será homenageado hoje pela Assembleia Legislativa, em comemoração aos 168 anos de emancipação. A solenidade está marcada para as 10h, no plenário da Casa. A iniciativa é do deputado Wanderson Florêncio (UB), que nasceu na Capital do Agreste.
Título cancelado
A Justiça determinou e a Câmara Municipal de Natal (RN) anulou o Título de Cidadão concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A vereadora Samanda Alves (PT) moveu a ação, alegando que não teve acesso ao tempo extra para análise do projeto, antes da votação em plenário.
Meta de João Campos
O prefeito João Campos assumirá a presidência nacional do PSB e, assim como os demais dirigentes partidários, um dos seus principais objetivos é aumentar a bancada federal, pelo menos, com mais dez deputados em 2026. Atualmente são 14. Os federais são quem garantem tempo de televisão e rádio, além do tão esperado Fundo Partidário.