Foto: Divulgação
Fora da lista do tarifaço de 50% dos Estados Unidos, a Embraer recebeu a encomenda de 50 aviões do modelo E195‑E2 da Avelo Airlines. O contrato tem valor de US$ 4,4 bilhões, que equivalem a R$ 23,9 bilhões. As empresas também acertaram a possibilidade de negócios com mais 50 unidades, no futuro. Esse modelo da Embraer é projetado para o mercado norte-americano, por isso houve uma grande preocupação quando o presidente Donald Trump anunciou o aumento das tarifas para os produtos exportados pelo Brasil. Após negociações, os aviões da Embraer ficaram entre os itens de exceção.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho destacou a importância do negócio para o Brasil. “É uma vitória que vai muito além do valor do contrato. Vai gerar emprego, trazer tecnologia, projetar o Brasil como referência. Esse é o compromisso do governo do presidente Lula. Trabalhar para fortalecer cada vez mais a aviação civil brasileira, gerando emprego e desenvolvimento”, ressaltou.
Os primeiros aviões serão entregues no início de 2027. O E195-E2, o maior e mais avançado modelo da família de jatos comerciais da Embraer e tem capacidade para transportar entre 120 a 146 passageiros. Outra vantagem desse avião é por ser equipado com o sistema de decolagem E2TS, que permite seu uso em pistas curtas. O E195-E2 também oferece maior alcance de voo.