Foto: Aluisio Moreira.
O Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira (29) o edital da licitação para contratar as obras de conclusão da Barragem Gatos, localizada no município de Lagoa dos Gatos, Agreste Central do estado. Com Capacidade de Acumulação de 5,93 milhões m³, o equipamento terá investimento máximo de R$ 46 milhões – valor alocado junto ao Governo Federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A finalidade principal da barragem é a contenção de cheias no riacho Gatos, na bacia do Rio Una, para proteger a população de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros. Após finalizada a licitação, quando assinada a ordem de serviço, a previsão de conclusão da obra é de 12 meses. Os trabalhos foram paralisados em 2014, estando 20% executada.
“Pernambuco espera há muito tempo a conclusão do cinturão de barragens da Mata Sul. Nosso governo cumpriu o pactuado para esse ano e colocou duas licitações na rua, Gatos e Panelas II. Logo mais teremos as obras em ritmo acelerado para concluirmos as barragens tão necessárias e esperadas pela população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
No ano de 2010, o estado de Pernambuco foi atingido por fortes chuvas, que causaram o transbordamento de rios e a inundação de cidades inteiras, especialmente na Zona da Mata Sul. Na ocasião, foram planejadas as construções de cinco barragens, que compõem o sistema de contenção de cheias da bacia dos Rios Una e Sirinhaém. De lá para cá, 13 anos depois, apenas um, dos cinco reservatórios, foi concluído, no ano de 2017 – a Barragem Serro Azul, localizada no município de Palmares. Os quatro restantes foram iniciados, mas deixados inconclusos, em diferentes estágios das obras.
Panelas II
No último mês de setembro, a governadora Raquel Lyra publicou, durante a caravana Ouvir para Mudar, o edital de licitação para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, em Cupira. O processo está em andamento e, em janeiro, será assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. A execução das obras da barragem Panelas possui prazo de execução de 15 meses e, junto com a conclusão do reservatório de Gatos, garantirá proteção contra enchentes a mais de 120 mil pessoas, para o inverno de 2025.