Fotos: Divulgação
Presidente estadual do PRD, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, disse que ainda não foi notificado pela Justiça a respeito da decisão que devolveu a função de líder da bancada na Assembleia legislativa ao deputado Joãozinho Tenório. Nesta sexta-feira (22), o juiz da 20ª Vara Cível, Sérgio Paulo Ribeiro da Silva, anulou as decisões tomadas pelo diretório estadual e pelo então líder, deputado Júnior Matuto. Josafá disse que vai avaliar se recorrerá da decisão, mas afirmou ao Blog Dantas Barreto que a prerrogativa de indicar o líder da bancada é da Executiva Estadual do partido.
“Fiquei sabendo dessa decisão do juiz pela imprensa. Não fui notificado e não sei do que se trata”, disse o presidente do PRD. Porém, relatou que recebeu o ofício de Júnior Matuto, de que assumiria a liderança e que acatou.
“Quando a gente manda o ofício para a Assembleia Legislativa, é assumido pela Executiva. Se há empate, a decisão é da Executiva. A prerrogativa é da Executiva. Desconheço que tenha de haver votação. Matuto enviou o ofício para ser líder”, enfatizou Josafá Almeida. De acordo com o dirigente, o deputado deixou o PSB e assinou a ficha de filiação ao PRD no dia 14, que foi abonada no dia 15 e, no dia 18, foi inserida no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.
ABSURDO
Autor da ação contra o diretório estadual do PRD, o deputado Joãozinho Tenório disse que o que houve foi “um absurdo”, quando foi substituído na liderança por Júnior Matuto, sem ter conhecimento. “Não recebi a convocação para reunião no partido. Fizeram na pressão e cometeram um absurdo. O estatuto é claro para ter a escolha do líder”, salientou Joãozinho, lembrando que, com a entrada de Matuto, ficaram um parlamentar ligado à base do Governo do Estado e outro de oposição.
Júnior Matuto assumiu a liderança na última segunda-feira, provocando a saída do PRD da do blocão governista. Isso colaborou para que a oposição garantisse maioria na CPI da publicidade, que agora está inviabilizada por decisão judicial.