Foto: Divulgação
O novo presidente do PRD em Pernambuco, Josafá Almeida, garantiu ao Blog Dantas Barreto, nesta segunda-feira (26), que não houve imposição de condições para ele assumir a presidência do PRD de Pernambuco. E que qualquer decisão sobre alianças eleitorais será tomada em 2026. Conforme informou o ex-presidente do partido, Fabinho Lisandro, Josafá e o deputado federal Luciano Bivar (UB) teriam feito um acordo com a direção nacional para o PRD se manter na base de apoio da governadora Raquel Lyra (PSD).
“Gostaria de informar que não foi imposta qualquer condição de alinhamento com candidatura alguma em Pernambuco. No momento e hora oportuna anunciaremos o alinhamento político. Luciano Bivar sempre foi e será um líder independente e não aceitaria de forma alguma imposição”, garantiu Josafá Almeida, que também é prefeito do município de São Caetano.
De acordo com o dirigente, “Fabinho Lisandro e o deputado estadual Joãozinho Tenório defenderam o apoio a Raquel Lyra, mas não houve imposição”. “O PRD poderá apoiar Raquel Lyra ou João Campos”, acrescentou Josafá, se referindo ao pré-candidato do PSB ao Governo do Estado.
O presidente do partido disse que o único compromisso firmado com a direção nacional do PRD foi montar uma chapa para eleger um ou dois deputados federais.
Josafá assumiu a presidência da Comissão Provisória no dia 23 deste mês com validade até 25 de julho. Ele era filiado ao União Brasil e a mudança de partido foi feita em comum acordo com Luciano Bivar. O deputado perdeu o controle do UB em Pernambuco e negociou com o comando nacional do PRD a troca partidária para disputar a reeleição em 2026.