Foto: Divulgação
A Prefeitura do Recife firmou parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para ampliar o monitoramento de áreas verdes e combater crimes ambientais. A assinatura do acordo ocorreu, nesta segunda-feira (10), durante encontro entre o prefeito João Campos e o ministro Ricardo Lewandowski, em Belém. Campos está na Capital do Pará participando da COP30.
A medida está sendo concretizada por meio da adesão ao programa Brasil Mais, do Governo Federal, que disponibiliza, sem custo para estados e municípios, imagens de satélite de alta resolução usadas pela Polícia Federal (PF).
Atualmente, o acompanhamento de áreas verdes na capital pernambucana dispõe de imagens de satélite fornecidas de forma aberta pela NASA, a agência espacial norte-americana. O sistema, porém, emite fotografias com intervalos de 15 dias e resolução máxima de dez metros.
Com a adesão ao programa Brasil Mais, o acesso a materiais passará de forma diária, com resolução de até cinco metros. a solução também prevê alertas automáticos para diversos crimes ambientais, como desmatamento, garimpo, incêndios e plantio de culturas ilícitas, permitindo ações mais assertivas das equipes de fiscalização que atuam em campo.
“Estamos executando o maior programa de macrodrenagem da história da nossa cidade, que tem um olhar especial para o meio ambiente, para a Bacia do Rio Tejipió. Mas essas ações só são completas se acontecerem junto com a fiscalização, que a gente está reforçando. E agora, em parceria com o Governo Federal, recebendo imagens de satélite da Polícia Federal, a gente vai potencializar esse trabalho, detectar alterações na cobertura vegetal de forma imediata e reduzir a janela de oportunidade para atividades ilegais”, explicou João Campos.
O aprimoramento dessas estratégias de fiscalização ambiental é um dos pilares do programa Nenhum Verde a Menos, anunciado pelo prefeito João Campos neste primeiro dia da COP30.