Foto: Francisco Silva/DP
Nesta segunda-feira (7), a governadora Raquel Lyra (PSDB) informou que convidará os prefeitos eleitos em Pernambuco para uma reunião, no dia 22 de novembro, a fim de tratar de parcerias. Ao ser questionado se participará, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), defendeu o diálogo institucional pós-eleições e que vai aguardar o convite para avaliar se esse encontro caberá na sua agenda.
“É natural esse diálogo institucional, inclusive acho uma praxe, passada a eleição, sentar com os representantes eleitos e poder discutir ações integradas, parcerias. Então, acho natural que isso aconteça. Imagino que os prefeitos devem ir. A partir do momento que a Prefeitura receber o convite de participação e cabendo na agenda, acho importante. O diálogo não deve ser só dito, mas praticado”, disse João Campos.
As declarações do prefeito foram dadas no dia seguinte à sua reeleição, cuja vitória foi com a maior votação da história do Recife – 78% dos votos válidos. No final da tarde, Campos esteve no bairro do Jordão para entregar mais uma Praça Criançada na Rua e duas vias pavimentadas. O equipamento fica entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto.
João Campos contou que o projeto surgiu numa visita ao Jordão, num dia de chuva. No local há duas escolas da rede municipal e uma particular e o prefeito constatou a dificuldade dos estudantes para sair de casa em dias de chuva. Além de decidir pavimentar as duas ruas, também incluiu a Praça Criançada na Rua no projeto de infraestrutura. O Recife foi a única cidade do Brasil contemplada com o apoio financeiro e técnico da GDCI para o Programa Street For Kids, que tem o objetivo de melhorar a segurança, a acessibilidade e o bem-estar de crianças e seus cuidadores nas ruas.
Em seu discurso, o prefeito fez questão de comemorar a vitória com as pessoas presentes na nova praça . “A gente teve um dia especial. Depois de ter sido eleito aos 27 anos, quatro anos depois ter a maior vitória da história do Recife. Isso é confiança no trabalho, na verdade, em quem governa na rua. Essa obra saiu porque a gente botou o pé na lama. Vou estar todo dia na rua, fazendo e vistoriando obra”, falou.
Agora com um novo mandato pela frente, João Campos prometeu mais trabalho. “O tempo bom do Recife está só começando. Vai ser carga, vai ser trabalho. Tivemos essa votação muito grande, mas foi grande nos altos do Ibura, do Jordão, de Casa Amarela, nas áreas periféricas. Quem deu essa vitória foi o povo do Recife.