Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
A pena aprovada para o ex-presidente Jair Bolsonaro PL, aprovada pela maioria da primeira turma do STF, é de 27 anos e 3 três meses por comandar a tentativa de golpe de Estado. O seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, foi condenado a 2 anos, porém como foi aceita a delação premiada e ele confessou toda a trama, cumprirá em regime aberto.
Na análise dos crimes, o ministro Moraes fixou as penas para cada um deles: 7 anos e 7 meses de reclusão por organização criminosa armada; 6 anos e 6 meses por abolição violenta do Estado Democrático de Direito; 8 anos e 2 meses por golpe de Estado; 2 anos e 6 meses de detenção e 62 dias-multa por dano qualificado; e 2 anos e 6 meses de reclusão e 62 dias-multa por deterioração de patrimônio tombado.
Somadas as condenações e a redução de pena por conta da idade do ex-presidente, Moraes estipulou a pena final em 27 anos e 3 meses, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado, além de 2 anos e 6 meses de detenção e 124 dias-multa
No caso de Bolsonaro, o ministro Luiz Fux se absteve de votar, já que seu voto no julgamento foi para absolver o ex-presidente.