Neste domingo, teremos os tradicionais desfiles cívicos nas capitais brasileiras para comemorar a Independência, mas o 7 de setembro será marcado por manifestações da esquerda e da direita. O presidente Lula (PT) fez um chamamento para as pessoas irem às ruas para defender a soberania do Brasil. Espera que seus seguidores atendam ao pedido, muito embora os atos da esquerda tenham sido relativamente pequenos, ultimamente. Da mesma forma, os líderes bolsonaristas estão convocando os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) para sairem em defesa da anistia ampla, geral e irrestrita que beneficie o ex-presidente, aliados que são réus por tentativa de golpe de estado e para aqueles que participaram do quebra-quebra no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ambos os lados querem dar demonstrações de força para engavetar ou aprovar uma proposta de anistia que venha a ser apresentada no Congresso Nacional. No Recife, a esquerda se concentrará no Parque 13 de maio, a partir das 9h. A direita estará na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h. Apesar de os horários serem diferentes e os locais distantes um do outro, a Polícia Militar já tem pronto seu esquema de segurança. O efetivo no domingo contará com 1.760 PMs para garantir que não haja confrontos ou confusão. Até porque os ânimos estão exaltados por conta do julgamento de Bolsonaro e dos demais integrantes do chamado “núcleo 1 da trama golpista”. Quem não for de um lado ou de outro vai torcer só para aproveitar o dia em paz.
Todos com a amarelinha
O curioso desse domingo será ver esquerdistas e direitistas circulando pelas ruas com a camisa da Seleção Brasileira. Os bolsonaristas adotaram o uniforme da Canarinha nos atos de rua, contudo o presidente Lula (PT) pediu que seus seguidores também vistam a amarelinha, em vez da vermelha. E lançou a campanha “Voltei, Brasil. Que saudade, meu povo!”.
Palestra de Paulo Guedes
O ex-ministro Paulo Guedes fará palestra no Sales Experience Brasil 2025, nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções. Com foco em negócios, o evento reunirá líderes e especialistas para debater estratégias de crescimento, gestão e vendas no cenário atual.
Múcio preocupado
O ministro da Defesa, José Múcio, está preocupado e não é à toa com a presença de militares dos EUA, nas proximidades da Venezuela. Até porque a COP 30 será em Belém, no mês de novembro. “Isso é como briga de vizinhos e não quero que mexam no meu muro”, diz Múcio.
O tempo está passando
Nessa segunda-feira, a instalação da CPI da Publicidade vai completar 20 dias, só que, em meio à batalha jurídica entre governistas e oposição, ainda não houve uma reunião sequer. Se completar um mês nessa mesma situação, a CPI será arquivada e a jogada de mestre da oposição para garantir maioria na comissão pode se transformar numa bola furada.