Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inércia de Pernambuco

Laércio Queiroz*

É muito decepcionante assistir a inoperância, a inércia, a sonolência da classe política de Pernambuco quando o assunto é Transnordestina.

Em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro retirou o trecho Salgueiro/Suape de Pernambuco e levou todo o recurso para contemplar o trecho de Eliseu Martins-PI até o Porto de Pecém, no Ceará, e, não teve nenhuma reação da classe política, nem do setor empresarial de Pernambuco sobre essa atrocidade, aleijando o projeto e causando enorme prejuízo econômico para Pernambuco.

Tudo calado!… até chegar o Governo Lula e, através do PAC, retomar o trecho de Salgueiro/SUAPE.

Esse é um projeto para o Nordeste. Sua economia, seu desenvolvimento e social que geram empregos e dão sustentabilidade ao processo de crescimento da região.

A Sudene, pelo seu Superintendente Danilo Cabral, tem tido uma atuação digna de aplausos quando está junto para acelerar os investimentos necessários para o trecho até o Porto de Pecém, que deverá começar a operação em 2027, e, também, o trecho até Suape, que teria sua execução concluida até 2030.

Enquanto o Governo do Ceará se fortalece politicamente junto aos prefeitos, deputados estaduais e, principalmente, aos deputados federais e senadores, além de juntar às forças do setor privado produtivo, adquirindo e unindo forças políticas, Pernambuco dorme, está sonolento. Um ou outro movimento foi feito pelo COMAGSUL-Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul com a FIEPE.

Uma inércia que vai custar caro ao desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, atingindo a capacidade de operação do Porto de Suape, sem contar milhares de empregos que estão sendo perdidos, caso Pernambuco continue em “berço esplêndido”.

Essa falta de atuação de Pernambuco estimula o Governo do Ceará a querer se apropriar totalmente do projeto da Transnordestina, chegando a “pedir” a troca do Superintendente da Sudene, entendendo que Danilo Cabral está beneficiando Pernambuco quando promove a execução do trecho Salgueiro/Suape.

Pernambuco, copie o Ceará, reaja, se movimente, se articule politicamente, se articule com os setores econômicos, se fortaleça para poder garantir os recursos necessários para a execução total do trecho Salgueiro/Suape.

PERNAMBUCO PRECISA DA TRANSNORDESTINA!

ACORDA PERNAMBUCO!

*Laércio Queiroz, é consultor

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade