Foto: Roberto Stuckert Filho
O senador Humberto Costa (PT) admitiu, nesta segunda-feira (10), que o Governo Lula enfrenta problemas de articulação política com o Congresso Nacional e a prova disso foram as recentes derrubadas de vetos. Durante entrevista à Rádio Folha, o petista evitou apontar culpados, mas disse que o presidente Lula poderá fazer mudanças, após as eleições municipais.
“O Governo não tem tido sucesso nas articulações políticas. O presidente Lula conhece a situação, acompanha o dia a dia e sabe se precisa de ajuste ou não”, falou Humberto. Em seguida acrescentou: “O Governo precisa fazer mudanças. O presidente é experiente, sagaz e sabe onde está indo bem ou não. Mudanças, quem sabe, após a eleição”.
O senador defendeu que o Governo Lula seja mais rigoroso com os partidos da base que não vêm sendo fiéis nas votações em plenário. Humberto Costa lembra que os dirigentes pedem e recebem ministérios e os parlamentares são atendidos com emendas.
VICE NO RECIFE
Ainda na entrevista, Humberto Costa disse que espera sentar com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), antes do São João, para mostrar que o melhor caminho, nas eleições deste ano, se dará com um vice petista. Ele e a senadora Teresa Leitão já levaram o assunto ao presidente Lula e garantiu que todos serão ouvidos. “Vamos pedir uma conversa com o prefeito sobre esse tema. Talvez antes do São João”, adiantou.
“O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) já decidiu por unanimidade propor que o vice seja do PT”, falou Humberto. Isso se dá porque o partido integra a federação com o PCdoB e PV e uma das alternativas de João Campos para compor a chapa é seu ex-chefe de Gabinete, Victor Marques, que filiou-se recentemente à legenda comunista.
O senador lembrou que o PT apoia candidatos do PSB no Recife, Curitiba, Boa Vista, São Luís e em outros municípios importantes. Humberto Costa ressaltou que o PT “está completamente unificado em relação à vice”.