Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Anteontem, o presidente Lula (PT) causou polêmica ao afirmar que o Congresso Nacional “nunca teve um nível tão baixo”. Foi um esculacho daqueles e ao seu lado estava o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ficou calado e chegou a ser vaiado pela claque de Lula. Ontem, o deputado falou sobre o episódio ocorrido no Rio de Janeiro. Inicialmente, Motta tentou separar o joio do trigo, afirmando que, “quando o presidente se referiu ao Congresso, acredito que sua crítica tenha sido mais direcionada à extrema direita”. Mas, logo depois, saiu em defesa da Casa. “Se, no entanto, ele quis se referir ao Congresso como um todo, eu discordo plenamente, porque foi um Congresso que aprovou quase tudo o que o governo enviou, com modificações, mas que esteve ao lado principalmente da agenda econômica”, disse. Essa relação entre o Palácio do Planalto e o Legislativo é conturbada desde que Lula tomou posse na Presidência pela terceira vez. É um parlamento altamente dividido entre direita e esquerda e com a turma do Centrão pendendo para o lado que seja mais conveniente a cada momento. Deputados e senadores também ganharam uma força danada ao criarem as emendas impositivas. Hoje é mais fácil um prefeito garantir recursos com eles do que com os ministros. Aliás, os ministros é que têm que pedir aos parlamentares que garantam emendas no Orçamento para poderem realizar obras e ações. Agora é esperar pela próxima composição do Congresso Nacional, a partir de 2027.
Porto Digital mundial
A governadora em exercício Priscila Krause (PSD) esteve ontem no REC’n’Play e destacou que o Porto Digital é responsável por 20 mil empregos. “E coloca Pernambuco no patamar de diálogo com as grandes empresas e com os grandes ecossistemas mundiais, como é o caso do Vale do Silício”, ressalta Priscila.
“Criança presidente”
Comentarista internacional da Globo News, Guga Chacra veio ontem ao Recife para participar do REC’n’Play e, questionado por este colunista sobre o que acha do presidente Donald Trump, ele resumiu assim: “É uma criança de 10 anos na presidência dos Estados Unidos”.
Especulação ou fritura?
Ontem, foi dia de muita especulação de que o presidente Lula escolheria o pernambucano Jorge Messias para a vaga no STF. Principalmente, depois de recebê-lo junto com pastores, já que o chefe da AGU é evangélico. À noite, Messias negou ter sido escolhido para não se queimar.
Prêmio Cristina Tavares
Neste ano, Cristina Tavares completaria 90 anos e a Assembleia Legislativa foi escolhida pelo Sindicato dos Jornalistas para realizar a entrega do prêmio que leva o nome da ex-deputada. Parabéns a todos os colegas, especialmente a Marina Torres, que venceu na categoria Fotojornalismo, a Marília Parente e Jorge Cosme, colegas do Diario de Pernambuco.