Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa receberá aporte de R$ 1 milhão do Governo Federal para a aquisição de equipamentos cirúrgicos. Repasse para Fundo Municipal de Saúde será feito através do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (8), pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
O investimento permitirá a compra de três equipamentos de média e alta complexidade: um arco cirúrgico móvel com intensificador de imagens, um endoscópio flexível para videoendoscopia e um sistema de vídeo-endoscopia flexível. De acordo com informações da Prefeitura, o objetivo é ampliar a oferta de procedimentos eletivos, fortalecer a integração das redes de atenção à saúde e reduzir o tempo de espera por cirurgias, especialmente entre a população idosa.
“Esse é mais um passo dentro de tantos que estamos dando em parceria com o presidente Lula. Já fizemos um grande investimento no Hospital da Mulher e, agora, iniciamos mais esse avanço, com a perspectiva de confirmar novas ações junto ao ministro Padilha, que deve visitar a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Mozart Sales disse que o repasse integra uma estratégia nacional de fortalecimento da atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). “Tudo isso faz parte de uma ação estruturada do presidente Lula, por meio do programa Agora Tem Especialistas, com um investimento expressivo na área de média e alta complexidade e foco na integração das redes. É olhar para os equipamentos, para a infraestrutura, para a presença de profissionais e para a produtividade dos serviços, garantindo que essa política pública funcione na prática”, destacou.