A oposição vem batendo forte na gestão do prefeito João Campos (PSB), a tal ponto de o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrar no circuito por considerar que os vereadores estão exagerando nas visitas às unidades de saúde. O socialista procura demonstrar que não está se importando e que os ataques não atingem a sua popularidade. Ele tem suas pesquisas internas, mas também há levantamentos publicados na imprensa apontando uma liderança folgada, numa disputa direta com Raquel Lyra (PSD) pelo Governo do Estado. Na Assembleia Legislativa, os aliados de João e os chamados independentes também não dão sossego à governadora, apontando que a gestão estadual ainda não entregou o prometido. Falta um ano e meio até as eleições e a tendência é que, nessa guerra de narrativas, aumente o calibre dos petardos de um lado de outro. Os dois lados também intensificarão a busca de apoios, afinal de contas os principais candidatos precisarão buscar votos do cais ao Sertão. Raquel continua cooptando prefeitos do PSB e ampliando o número de municípios sob o controle do PSD. Agora já são 59 somando os eleitos pelo partido, do PSDB e Republicanos que também já migraram. Ela também tirou o Avante da base de João Campos. E há uma disputa pelo MDB, que poderá ser definida no dia 24 de maio, quando será eleito o novo diretório estadual. Sem falar nos impasses internos no PT e União Brasil, além das fusões e federações que estão por vir para esquentar o cenário político.
Mais Tarifa Social
O Governo Lula enviará projeto ao Congresso Nacional que visa reduzir gradualmente os subsídios para uso de energia solar. A intenção é garantir recursos para ampliar os descontos aos consumidores de baixa renda com a Tarifa Social. O número de beneficiários no País pode chegar a 60 milhões. Mas o Governo garante manter os descontos para quem já usa energia solar.
Planos do Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende, assim que receber alta médica e tiver autorização, voltar ao Rio Grande do Norte para dar continuidade à campanha em defesa do projeto da anistia que tramita na Câmara Federal. A primeira parada será no município de Pau dos Ferros.
Pergunta surpresa
Um grupo de artistas fará apresentação, durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, e um dos momentos será para perguntar aos prefeitos sobre o que deveriam fazer em determinadas situações. O evento será promovido pela Amupe entre os dias 28 e 30 deste mês.
Portais da Transparência
A partir de terça-feira até 30 de maio, as prefeituras e câmaras de vereadores de Pernambuco, os poderes e órgãos autônomos estaduais devem avaliar os portais de transparência aos quais estão vinculados. A determinação é do TCE. Essa programação faz parte do Levantamento Nacional de Transparência Pública.