Fotos: Yacy Ribeiro e Hesíodo Góes/Secom
Se tem uma imagem que estraga qualquer ponto turístico é aquela em que aparecem emaranhados de fios nos postes de iluminação pública. O compromisso firmado, nesta terça-feira (29), entre o Governo do Estado e a Neoenergia é para livrar o Centro do Recife dessa situação. O investimento será de R$ 300 milhões.
Inicialmente, serão aplicados R$ 185 milhões, visando contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife. Haverá embutimento de 43 km de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende a cerca de 1.150 unidades consumidoras do Marco Zero, Cais da Alfândega e Praça do Arsenal.
O ato foi firmado no Palácio do Campo das Princesas, com as presenças da governadora Raquel Lyra (PAD) e do diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
“Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro. Estamos criando um grupo de trabalho para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”, declarou Raquel Lyra.
“É um projeto que exige a colaboração de diversos agentes, desde as empresas de telefonia até o poder público. A proposta é embutir toda a fiação que hoje está exposta, utilizando calhas subterrâneas e um projeto de engenharia estruturado”, detalhou o diretor João Paulo Rodrigues.