Foto: Hesíodo Góes/Secom
No mês de setembro foi registrada a redução de 22,5% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), em Pernambuco, conforme informações do Governo do Estado. Esse índice é em comparação ao mesmo período de 2024 e representa a melhor marca em 15 anos. Foram 2.765 casos registrados de roubos, enquanto em setembro do ano passado aconteceram 3.567.
O Governo atribuiu, nesta segunda-feira (6), a queda de roubos à presença dos novos policiais militares, chamados de “laranjinhas”. Os 2.999 que reforçaram a PM são vistos fazendo rondas e abordagens nas ruas, principalmente na Região Metropolitana.
De acordo com os dados divulgados, os assaltos a coletivos caíram 72,1%, de 43 para apenas 12. Também houve redução de 27,4% nos celulares subtraídos, passando de 4.006 para 2.907 casos, e, de janeiro a setembro, 7.306 aparelhos foram recuperados pelas forças de segurança. Os roubos de veículos recuaram 2,9%, totalizando 930 ocorrências, enquanto os roubos de cargas diminuíram 4%, com 24 registros no mês de setembro.
“Nós estamos vivendo uma virada de chave histórica na segurança pública de Pernambuco, e isso é resultado do trabalho incansável de um time comprometido com o bem-estar da nossa população. O Juntos pela Segurança é uma política de Estado, que alia gestão, inteligência e presença efetiva nas ruas. Seguiremos atuando para que os pernambucanos vivam com mais segurança e confiança no futuro do nosso Estado”, observou a governadora Raquel Lyra (PSD).
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que os resultados confirmam a eficiência da política pública e a dedicação dos profissionais de segurança. “Esses números representam o esforço conjunto de nossas forças policiais e o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir mais tranquilidade à população”, afirmou.