Foto: Blog Dantas Barreto
O Agosto Lilás teve início, nesta sexta-feira (1), com lançamentos de ações do Governo de Pernambuco que visam à proteção de mulheres. Os anúncios foram feitos pela governadora Raquel Lyra (PSD) e pela secretária da Mulher, Juliana Gouveia, no Palácio do Campo das princesas. Entre as ações de combate à violência está a plataforma protegemulher.pe.gov.br, o Programa Mães nas Creches, a abertura de mais 30 Centros de Referência da Mulher no Estado e instalação de 6 Bancos Vermelhos.
O aplicativo não precisará ser baixado e nele as mulheres vítimas de violência ou mesmo de importunação poderão fazer denúncias, relatar situações, informar local e horário, entre outras questões. O protegemulher ainda tem um sistema no qual a vítima pode dar três toques para camuflar a tela e, assim, evitar que o agressor perceba que ela está acessando.
O Programa Mães nas Creches é em parceria com as prefeituras e serão ofertadas mil oficinas de capacitação, num investimento de R$ 3,7 milhões. O objetivo é que as mães tenham oportunidade de capacitação profissional, enquanto os filhos estão nas creches.
Raquel Lyra autorizou a abertura de 30 Centros de Referência da Mulher, que se somarão às atuais 30 unidades que fazem o acolhimento e dão proteção de vítimas de violência doméstica. O investimento será de R$ 9,2 milhões.
O Governo também está ampliando a parceria com a ONG Banco Vermelho para instalar mais 6 bancos. Atualmente, 45 municípios pernambucanos já têm Bancos Vermelhos, que são símbolos do trabalho de apoio às mulheres vítimas de violência.
Hoje lançamos o aplicativo Protege Mulher, que permite reconhecer onde há maior indicador de violência, que é tão difícil conseguir localizar para garantir políticas de prevenção e de enfrentamento. Por outro lado, lançamos um edital inédito em Pernambuco de cofinanciamento para dobrar os Centros de Referência para as Mulheres vítimas de violência. E, além da construção das creches no Estado, nós estamos experimentando agora uma nova política: o Programa Mães na Creche, promovendo qualificação e empreendedorismo para mulheres dentro da creche”, afirmou a governadora Raquel Lyra.