Foto: Divulgação/Esfera Brasil
A governadora Raquel Lyra (PSD) foi uma das palestrantes no Seminário Brasil Hoje, que aconteceu em São Paulo e reuniu lideranças de vários setores. Ao participar do painel “Entre Estados e Futuro: Liderança em Debate”, ela ressaltou que Pernambuco se transformou em referência em inovação e tecnologia. Raquel destacou o programa InovaPE e os investimentos feitos na sua gestão. No mesmo painel estavam os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (UB-GO) e Helder Barbalho (MDB-PA).
“Somos um polo de inovação que é referência para o País com reconhecimento em nível nacional. Essa política pública não surgiu por acaso. Trata-se de uma política de Estado já consolidada. Já implementamos o InovaPE, um programa com investimentos de R$ 1 bilhão em inovação e tecnologia da informação. Também ampliamos os investimentos na Fundação de Amparo à Ciência, Pesquisa e Inovação e firmamos o maior contrato de gestão do Porto Digital, expandindo suas atividades para além do centro do Recife”, destacou Raquel.
Como exemplo, a governadora citou o Porto Digital, que reúne mais de 470 empresas e 21 mil profissionais, e está se expandindo para outras regiões do Estado. Também informou ao público que será inaugurado um Armazém da Criatividade no município de Caruaru. E que outro será instalado em Petrolina.
A governadora ainda falou sobre o projeto de concessão da distribuição de água e tratamento de esgoto à iniciativa privada, para garantir a democratização do serviço. O investimento previsto é de quase R$ 20 bilhões.
“Em Pernambuco, estamos preparando uma concessão parcial dos serviços de saneamento porque ainda temos dois milhões de pessoas sem acesso à água e apenas 60% de cobertura de tratamento de esgoto, sendo boa parte desse número apenas de tratamento primário. É um momento de grandes oportunidades para Pernambuco e para o país. Por isso, precisamos garantir que os investimentos avancem, que os serviços essenciais funcionem e que a inovação continue sendo um vetor de crescimento econômico e social”, assinalou Raquel Lyra.