Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governadora quer proteção aos empregos e empresas de Pernambuco devido ao tarifaço

Foto: Yaci Ribeiro/Secom

Ao tomar conhecimento de que produtos que são exportados para os Estados Unidos a partir de Pernambuco serão taxados em 50%,  a governadora Raquel Lyra (PSD) divulgou nota, nesta quinta-feira (31), adiantando alguns pontos que colocará na reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e demais governadores do Nordeste, na próxima terça-feira em Brasília. Outem o Blog Dantas Barreto já havia publicado as falas de Raquel em defesa da proteção dos empregos da economia no Estado, e na nota divulgada hoje ela voltou a enfatizar essas duas questões.

Dois produtos, por exemplo, não foram incluídos entre os isentos e a taxa de importação nos EUA para o açúcar e a manga será de 50%, a partir da próxima quarta-feira. No entanto, os carros produzidos pela fábrica da Stellantis serão beneficiados com o decreto divulgado pelo presidente Donald Trump. Até porque são veículos da marca Jeep que os norte-americanos importam para atender ao mercado interno.

Segue a nota:

A recente medida tarifária decretada pelos Estados Unidos gera instabilidade e pode afetar as relações comerciais com Pernambuco. Desde o primeiro momento, o Governo, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem acompanhando a situação e vem dialogando, junto à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), com os setores produtivos que serão afetados.

A prioridade máxima do Governo de Pernambuco é proteger os milhares de empregos que dependem do dinamismo da economia do Estado, atuando ao lado do setor produtivo.

Diante das consequências do decreto divulgado pelos Estados Unidos ontem, quarta-feira (30), o Governo de Pernambuco solicitou o apoio do Governo Federal em três frentes principais. 

A primeira é a disponibilização, via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de linhas emergenciais de crédito para os setores diretamente afetados, com condições especiais de carência, prazos e taxas. 

A segunda é a adoção de medidas compensatórias, como o incentivo à diversificação de mercados internacionais, a facilitação de acesso a países parceiros e políticas de apoio à exportação.

E, por último, a terceira é a proteção e promoção dos interesses dos setores produtivos do Nordeste brasileiro na interlocução com os Estados Unidos. 

Na próxima terça-feira, 05 de agosto, a governadora Raquel Lyra estará em Brasília, juntamente com todos os governadores do Nordeste, para uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar desse assunto. 

O Governo de Pernambuco não medirá esforços para assegurar que os interesses de Pernambuco sejam defendidos.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade