Gestão desastrosa

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Quando assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) estava iniciando seu quarto mandato, aos 34 anos. Não é um novato, mas em menos de um ano no cargo já demonstra uma gestão desastrosa. É inadmissível que em pouco tempo a sua cadeira de presidente tenha sido tomada duas vezes. O primeiro foi o direitista Marcel Van Hattem (Novo-RS), em agosto deste ano, porque a direita exigia que o projeto da anistia fosse pautado no plenário. O liberal levantou-se depois de muitas negociações. Ontem, foi o esquerdista Glauber Braga (Psol), que não se conforma com o risco de ter o mandato cassado sob acusação de agredir uma pessoa. A cena grotesca da retirada do parlamentar à força pela Polícia Legislativa ficará marcada para sempre. Nenhum dos dois deputados agiu corretamente, mas a falta de punição para Van Hattem pode ter inspirado Glauber a fazer o mesmo. O pedido de cassação já foi aprovado faz um tempo, mas Hugo Motta quer pautar agora, num acordo exdrúxulo para cassar Eduardo Bolsonaro, Alexandre Ramagem e Carla Zambelli – todos do PL – e, assim, aprovar a dosimetria das penas para quem foi condenado por participar do ato de 8/01/2023. Motta também já agiu para proteger a Paraíba e até mesmo seu mandato, quando articulou o aumento do número de deputados federais dos atuais 513 para 531. Dessa forma seu estado não perderia duas cadeiras na Câmara. Por decisão do STF, o número de parlamentares foi mantido até 2030. Nesse ritmo, dificilmente Hugo Motta será reeleito presidente.

PL se alinha com Flávio

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reuniu os dirigentes estaduais com o pré-candidato à Presidência da República, senador Flávio Bolsonaro, para pedir empenho nesse projeto. Falta consenso com outros partidos de direita e de centro e as pesquisas não favorecem Flávio. Mas os liberais avaliam que Jair Bolsonaro tinha de agir nesse momento.

Anderson se dá bem

Em Pernambuco, a situação tende a ser favorável ao presidente estadual do PL, Anderson Ferreira. Com estilo mais moderado, fica a expectativa de que ele pode contribuir com a candidatura de Flávio Bolsonaro. A Gilson Machado restará aceitar ou trocar de partido.

Congresso do Cidadania

O Cidadania fará seu Congresso Estadual, no próximo sábado em Paulista, visando mobilizar as bases para as eleições. A presença do prefeito João Campos é esperada, não só por ser pré-candidato a governador, mas por presidir o PSB. Os dois partidos articulam uma federação.

Dois lados das pesquisas

Pesquisa Ipsos-Ipec mostra que 40% dos brasileiros acham o Governo Lula ruim/péssimo, 30% consideram bom/ótimo e 29% avaliam como regular. No levantamento, 52% reprovam o Governo, 42% aprovam e 6% não souberam responder. Mesmo assim, o presidente Lula (PT) sempre aparece liderando as pesquisas de intenção de votos.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade