Foto: Blog Dantas Barreto
O município de Riacho das Almas começou a receber água que é tratada na Estação de Tratamento (ETA) Salgado, em Caruaru, mas a quantidade que chega está aquém do esperado. De acordo com o prefeito Dió (PSD), na ETA da sua cidade deveriam chegar 80 litros por segundo e só estão chegando 20 litros por segundo por causa dos furtos ao longo do caminho.
O caso mais recente ocorreu no trecho entre Caruaru e Riacho das Almas. Uma escavadeira foi flagrada por policiais, quando estava perfurando a tubulação. A ação criminosa resultou na perda de muita água que deveria seguir para os municípios do Agreste pernambucano.
Dió relatou que já tem investigações sobre esses casos e, por isso, acredita que, até sexta-feira, o abastecimento deverá ser regularizado, beneficiando cerca de 70 mil pessoas de Riacho das Almas, Cumaru e Passira. Quando a operação estiver plena, serão 100 litros por segundo saindo da ETA de Caruaru.
Dió contou que a falta de fornecimento d’água vem sendo um problema, desde março, quando a Barragem de Jucazinho ficou com nível baixíssimo. Ele disse que e só não está pior na área urbana porque a Compesa custeia carros-pipa. “Mas na zona rural de Riacho das Almas não chega água há dois meses. Nas cinco vilas do nosso município moram sete mil pessoas ”, disse o prefeito.