Foto: Chrsly Viana/DP
Ao anunciar a retomada do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), o presidente Lula (PT) fez um desabafo para ressaltar a importância do empreendimento em Pernambuco. “Fui acusado de que estava fazendo uma obra desnecessária ao País porque a Petrobras não precisava de uma nova refinaria. Que isso aqui era um processo de corrupção que envolvia Petrobras, Governo e empreiteiras. E muitos de vocês acreditaram porque a imprensa falava disso de manhã, de tarde e de noite”, disse o petista, na sua fala em Suape, nesta terça-feira (2).
No entanto, Lula ressaltou que a Petrobras tem que transformar dinheiro em benefícios para os brasileiros. “Investimento significa emprego, significa salário. A história vai provar que quem dizia que tinha corrupção eram aqueles que queriam fazer corrupção da Petrobras. A história nos ensina: se você tem numa empresa corrupção, você pune quem praticou a corrupção, mas não pune a empresa”, salientou.
Na mesma cerimônia, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, destacou que a Refinaria Abreu e Lima, quando estiver completamente pronta em 2029, será responsável por 17% do diesel consumido no Brasil. A atual produção, que é de 130 mil barris por dia, passará a ser de 260 mil.
Magda também ressaltou a prioridade que a Petrobras deu às empresas e trabalhadores de Pernambuco. Para isso, o projeto de construção do Trem 2 foi dividido em sete pacotes para que empresas de menor porte pudessem concorrer. E foram feitas parcerias com sete municípios visando à preparação de mão de obra. A expectativa é que a obra gere cerca de 15 mil empregos.
A presidente da Petrobras falou ainda da importância do lançamento, também hoje, de uma usina fotovoltaica, com investimento de R$ 80 milhões na area da refinaria. “A usina terá capacidade de 12 megawatts, o que representa mais ou menos o consumo de uma cidade de 50 mil pessoas. Com a usina, nós vamos liberar o gás natural para o mercado. Será mais gás no mercado e baixa o preço. Isso é bom para todos”, enfatizou.