Foto: Blog Dantas Barreto
O deputado Francismar Pontes (PSB) garantiu ao Blog Dantas Barreto, nesta segunda-feira (18), que a sua candidatura a primeiro secretário da Assembleia Legislativa representa “um movimento coletivo silencioso”. “Se existe é porque há uma insatisfação de alguma forma”, disse o socialista, referindo-se à gestão do deputado Gustavo Gouveia (SD), que tenta se manter no cargo, na nova eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. “Por que a candidatura do presidente Álvaro Porto é quase unanimidade?”, acrescentou.
Em tom de provocação, Francismar disse que prefere conversar com os demais parlamentares, do que propagar apoios. “Cada um tem uma articulação diferente. Enquanto o outro candidato gosta de bater fotos, eu gosto de conversar no pé do ouvido. A minha candidatura surge dessas relações que tenho na Casa”, salientou.
Apesar de muitos deputados já terem declarado apoio a Gustavo Gouveia, inclusive nove do seu partido, Francismar Pontes observa que o voto é secreto. “Sileno Guedes fez uma referência institucional ao PSB, mas nem eu sei quem vai votar em quem. Na eleição de Mesa, o deputado sai de um lado da calçada presidente, vice, secretário e quando chega no outro lado da rua não sabe se é mais”, advertiu.
Questionado se teria em torno de 30 votos, como calcula o deputado Kaio Maniçoba (PP), Pontes desconversou. “Talvez, nas conversas que Kaio tem feito, tenha dito que são 30 votos. Tomara que seja verdade”, disse.
Francismar ressaltou que registrou a candidatura em cartório para deixar clara a sua pretensão. “Há uma tática de dizer que se vai retirar a candidatura, mas, quando tomo uma decisão, é definitiva. Registrei em cartório como uma forma de acabar com a especulação”, esclareceu o deputado.
Mesmo o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), tentando manter o acordo da eleição antecipada de novembro de 2023, Francismar Pontes se vê no direito de pleitear outro espaço. Na eleição anulada pelo STF, ele ganhou a primeira vice-presidência. “Existem 49 deputados e qualquer um pode ter o anseio de estar na Mesa Diretora. Ganhei a primeira vice, mas fui deposto. Agora quero tentar a primeira secretaria”, cravou.