Foto: Blog Dantas Barreto
O presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Feitosa (PL), disse que votará a favor do pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão que o Governo Raquel Lyra pretende contrair. A proposta será votada na CCLJ, nessa terça-feira (29), mas haverá a apreciação de emendas, conforme adiantou Feitosa.
O projeto já deveria ser pautado na Comissão, porém o relator, deputado Waldemar Borges (PSB), queria detalhes sobre a aplicação de recursos. Foram enviados dois pedidos de informação ao Governo, nos dias 2 de março e em 15 de abril. De acordo com Feitosa, a resposta foi esclarecedora, por isso ele decidiu por em votação.
“Vimos que a resposta do Governo atende sob o ponto de vista da constitucionalidade. Mas tem algumas emendas que melhoram o projeto. Se houver empate na Comissão, darei o voto de minerva a favor”, disse Alberto Feitosa.
NORONHA
Por outro lado, mesmo com o prazo regimental já extrapolado, Feitosa afirmou que a sabatina com Virgílio Oliveira não tem data para acontecer. O advogado foi indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD) para administrar o Arquipélago de Fernando de Noronha, como cota do Avante.
Alberto Feitosa contou que se reuniu com deputados e lideranças de partidos e que apenas um foi favorável por pautar a sabatina. “Falta ao Governo mostrar que não quis desdenhar das prerrogativas da Assembleia”, disse o presidente da CCLJ. Ele se referiu ao fato de Raquel Lyra desistir de indicar Walber Santana para o cargo de administrador , na véspera de ele ser sabatinado no Legislativo.
Porém, o principal motivo, conforme os bastidores, é o atraso na liberação das emendas parlamentares. Hoje, inclusive, o presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB), cobrou as emendas à governadora, durante a abertura do 8º Congresso dos Municípios de Pernambuco. Raquel Lyra, por sua vez, também cobrou dele a aprovação do empréstimo de R$ 1,5. bilhão.