Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ex-presidente francês Sarkozy é preso por associação criminosa

Foto: Julien de Rosa/ AFP)

Do Correio Braziliense

Nicolas Sarkozy se tornou nesta terça-feira (21/10) o primeiro ex-chefe de Estado francês a ser preso desde o fim da Segunda Guerra Mundial por acusações relacionadas ao financiamento ilegal, com dinheiro líbio, de sua campanha eleitoral de 2007. 

O ex-presidente conservador, que teve mandato entre 2007 e 2012, se apresentou pouco antes das 10h (5h de Brasília) à prisão parisiense de La Santé para cumprir uma pena de cinco anos de prisão por associação ilícita, imposta por um tribunal em setembro. 

“Esta manhã, estão prendendo um inocente”, escreveu minutos antes na rede social X. Sarkozy denunciou um “escândalo judicial” e um “calvário”. “A verdade triunfará, mas o preço a pagar será esmagador”, acrescentou.

Sua condenação foi acompanhada de polêmica porque o marido da cantora Carla Bruni questionou o fato de o tribunal ordenar sua prisão sem aguardar o resultado de seu recurso. O julgamento da apelação deve acontecer nos próximos meses. 

Aos gritos de “Nicolas! Nicolas!”, dezenas de pessoas expressaram apoio ao ex-presidente quando ele deixou sua residência em um bairro exclusivo da zona oeste de Paris para seguir até a única prisão da capital francesa, seguido por diversos cinegrafistas e fotógrafos.

O ícone da direita francesa afirmou no domingo ao jornal Le Figaro que entraria “com a cabeça erguida” na prisão, com uma biografia de Jesus e com o livro O Conde de Monte Cristo, o inocente injustamente condenado mais famoso da literatura francesa.

Para evitar o contato com outros detentos e eventuais fotos, Sarkozy provavelmente ocupará uma das 15 celas de nove metros quadrados da área de isolamento de La Santé, segundo agentes penitenciários.

Os advogados do ex-presidente anunciaram que solicitaram sua liberdade condicional, como a legislação permite para os detentos que têm mais de 70 anos quando entram na prisão. A Justiça terá dois meses para tomar uma decisão. 

Sarkozy, nascido em 28 de janeiro de 1955, permanecerá detido em uma prisão que já recebeu outros famosos, como o venezuelano Carlos “O Chacal”, condenado por atentados nos anos 1970 e 1980, ou o ditador panamenho Manuel Noriega.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade