Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Espaço Vida Marinha, em Piedade, terá exposições e é novo ponto turístico de Jaboatão

A orla de Piedade, no município do Jaboatão dos Guararapes, ganhou, nesta quinta-feira (23), um equipamento inédito em Pernambuco, com a inauguração do Espaço Vida Marinha. O espaço, concebido numa parceria entre a Prefeitura do município e o Grupo Orizon, ocupa uma área de 250 m², na avenida Senador Sérgio Guerra. De acordo com a gestão municipal, o local servirá para exposições, debates, visitas de estudantes e pesquisadores.

Mas também passa a ser o mais novo ponto turístico da cidade, pois Jaboatão é um dos principais destinos das tartarugas marinhas e a causa ambiental vem se tornando um grande atrativo para os viajantes. A data da inauguração, inclusive, foi escolhida por ser o Dia Mundial da Tartaruga.

Por falar em sustentabilidade, o Espaço Vida Marinha foi montado para servir de referência. Os nove contêineres foram reaproveitados, há painéis de energia solar e células de purificação da água de chuva para reuso. Quem visitar o local encontrará salas de exposição de materiais biológicos, de triagem de animais e a lojinha com produtos artesanais feitos por artesãs jaboatonenses com temas referentes ao meio ambiente. As peças para a exposição referente à vida marinha foram cedidas pelas universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco.

Em Jaboatão, todos os anos, tartarugas das espécies de pente, cabeçuda, oliva e verde chegam à orla de Jaboatão para depositar seus ovos e mais de três mil filhotes nascem. Por conta disso, a Prefeitura realiza um importante trabalho de monitoramento, fiscalização e proteção aos animais marinhos. Nesta quinta, inclusive, começaram a ser instaladas 30 placas novas para alertar os frequentadores da praia sobre a presença e preservação dos ninhos.

 No ato de entrega do Espaço Vida Marinha, o prefeito Mano Medeiros (PL), destacou que Jaboatão oferece o equipamento com uma nova filosofia para conscientizar as pessoas. “Precisamos ter consciência em relação ao meio ambiente. Essa é uma orla que temos que aprender a conviver e ter uma relação com a vida marinha. E esse espaço que que ficamos felizes de entregar, terá uma importante função. Aqui se poderá aprender desde cedo a preservar o meio ambiente”, ressaltou Mano.

NOVA ORLA

O Espaço Vida Marinha também faz parte do planejamento da nova orla de Jaboatão. O primeiro trecho já está sendo utilizado pela população, entre o Sesc e a igrejinha de Piedade. As obras da segunda etapa estão em curso entre a igrejinha e a divisa com o Recife. O local receberá calçadão com equipamentos e a Avenida Senador Sérgio Guerra será totalmente requalificada.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade