Foto: Ricardo Stuckert/PR
O assunto de ontem e que continua repercutindo não poderia ser outro, senão o encontro entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, na Malásia. Uma conversa que demorou para acontecer devido aos posicionamentos políticos que vêm desde as campanhas eleitorais do Brasil e dos Estados Unidos, que culminaram nas sanções norte-americanas aos produtos brasileiros e às autoridades. Houve muita troca de farpas entre os dois presidentes tendo como um dos motes políticos os processos contra Jair Bolsonaro (PL). Se Lula e Trump tocaram nesse assunto na reunião fechada poderemos saber mais adiante, mas o americano deixou claro que tem simpatia pelo ex-presidente, na entrevista coletiva. O que levou aliados de Bolsonaro a festejarem. Por outro lado, a ala ligada a Lula também comemorou o clima sereno da conversa. Interlocutores revelaram que Trump demonstrou admiração pela história de Lula, principalmente, o período recente, tendo sido eleito após a prisão na Operação Lava Jato. Havia receio de que Donald Trump aprontasse da mesma forma que fez com o presidente da Ucrania, Volodymyr Zelensky. Deixando de lado a questão política de direita e esquerda, a classe empresarial aguarda um acordo entre os dois países. Afinal, as empresas que estão no prejuízo não querem saber quem está ocupando o Palácio do Planalto ou a Casa Branca, querem ver os negócios fluindo.
Nova creche em Paulista
Uma das decisões do desembargador Ricardo Paes Barreto, antes de assumir o Governo de Pernambuco, foi autorizar a Prefeitura de Paulista a transformar uma antiga escola na Creche Aurora, que terá 114 vagas. A Prefeitura ganhou a causa movida pelo Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que queria no imóvel a Casa dos Conselhos e o
Centro de Formação.
Agenda com vistorias
Governador em exercício, Ricardo Paes Barreto dá continuidade à agenda de vistorias. Na manhã de hoje, vai a obras do programa Reforma no Lar, no bairro do Pina. À tarde, Paes Barreto acompanha os trabalhos no Canal do Fragoso, em Olinda; e no Ramal da Copa, em Camaragibe.
Continua no PCdoB
Nas articulações sobre montagem das chapas proporcionais, está definido que o deputado estadual João Paulo Costa disputará a reeleição pelo PCdoB. A decisão é a mesma de 2022 para não complicar a chapa do Republicanos, que é presidido pelo irmão Silvio Costa Filho.
PSB só com o Cidadania
O PSB vai restringir a federação apenas com o Cidadania, apesar do interesse de outros partidos, a exemplo do PDT. Com isso, o presidente nacional da sigla socialista, João Campos, joga uma ducha de água fria nas esperanças do dirigente do PDT em Pernambuco, José Queiroz. Os problemas internos dos pedetistas afastam qualquer interesse.