Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nas rodas de conversa dos políticos se diz muito que os atuais deputados federais largam para as eleições de 2026 com larga vantagem, em relação aos concorrentes sem mandato. Os principais trunfos são as emendas parlamentares que atendem basicamente às bases eleitorais. Cada deputado pode indicar R$ 38 milhões e os senadores têm direito a R$ 68 milhões. Atualmente, muitos municípios brasileiros dependem dessa ajuda, pois a arrecadação é baixa e o FPM é a principal fonte de renda. Com as emendas o prefeito pode realizar ações, projetos, obras, adquirir equipamentos ou veículos. O agradecimento vem em forma de apoio à reeleição do deputado. Neste ano, as liberações dos recursos iniciaram com atraso devido aos bloqueios impostos pelo STF e à demora para o Orçamento da União 2025 ser aprovado. O Governo Lula abriu as torneiras, recentemente, na tentativa de ver projetos serem aprovados com mais rapidez. Mas, depois da derrota aplicada pela grande maioria da Câmara Federal, que resultou no arquivamento da Medida Provisória do IOF, veio logo a ameaça de cortes nas emendas. O avisou partiu do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao afirmar que a oposição agiu contra os brasileiros com intenção puramente eleitoral. Mas o presidente do Legislativo, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu de imediato. “Cortar emendas é ir contra o interesse da população”, alertou o deputado. Vale lembrar que o Governo é obrigado a liberar as emendas impositivas.
Labanca cobra segurança
Pelo que mostram as investigações policiais, Igor Gonçalves, assassinado num supermercado de São Lourenço da Mata, estava jurado de morte e escapou há cerca de um mês. Só que o prefeito Vinícius Labanca (PSB) aproveitou o caso para relatar a falta de segurança no município. Disse que o Governo do Estado não atende aos seus apelos.
Natal em Gravatá
Ainda faltam mais de dois meses para o Natal, mas a Prefeitura está se antecipando para garantir a presença de turistas na cidade. Na próxima terça-feira, o prefeito Padre Joselito (Avante) apresentará a programação, em evento no Recife. Será na Casa Mendez, a partir das 10h30.
Raquel marca data
Raquel Lyra (PSD) esteve em Caruaru e reagiu às cobranças da oposição em relação às creches. “Tem gente que torce contra, mas estou aqui visitando a creche do Xique-Xique, com o compromisso de entregar em dezembro”, falou Raquel. E marcou a inauguração para o dia 20.
Campos: querem funcionando
Nessa disputa de quem vai entregar mais creches, o prefeito João Campos (PSB) disse, em palestra nesta semana, que recorreu aos convênios para ampliar a oferta. Segundo ele, os ACS agiram na busca de crianças e isso resultou na triplicação de matrículas. “As pessoas não querem um discurso bonito. Querem as coisas funcionando”, afirmou Campos.