Do Correio Braziliense
O subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, publicou em suas redes sociais nesta segunda-feira (8/9) uma postagem criticando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Beattie, que já havia criticado Moraes anteriormente, acusou o ministro de ser contrário às “liberdades fundamentais”.
A postagem, na rede social X, foi feita após o Dia da Independência no Brasil e um dia antes do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro ser retomado no STF.
“Ontem foi o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi uma lembrança do nosso comprometimento em apoiar o povo do Brasil que busca preservar os valores de liberdade e justiça. Para o juiz Alexandre de Moraes e indivíduos cujo abuso de autoridade atacou essas liberdades individuais, continuaremos com medidas apropriadas”, escreveu Beattie.
Moraes é relator da ação penal que pode condenar Bolsonaro e mais sete réus ainda esta semana — o julgamento, na Primeira Turma do STF, está previsto para ocorrer desta terça e a sexta-feira.
A situação de Bolsonaro na Justiça tem motivado retaliações do governo dos EUA, comandado por Donald Trump — a quem o ex-presidente do Brasil é alinhado ideologicamente.
Ao anunciar tarifas de 50% contra o Brasil em julho, o republicano justificou que Bolsonaro estaria sofrendo uma “caça às bruxas” na Justiça brasileira.