Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em coletiva, Lula fala de Copom, diesel, Kassab, Gleisi e taxação dos EUA

Foto: Reprodução/Governo Federal

Do Diario de Pernambuco com o Estadão Conteúdo

O presidente Lula (PT) concedeu uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30) com o intuito de combater o excesso de desinformação em torno das ações do Governo Federal, e abordou as críticas feitas por Gilberto Kassab (PSD) a Fernando Haddad (PT), o aumento da taxa de juros do Copom, as especulações de Gleisi Hoffmann (PT) assumindo ministério, e o Brasil como alvo de taxas dos Estados Unidos.

Responsabilidade Fiscal

Lula disse que seu governo tem como objetivo controlar a economia do Brasil “porque senão quem sofre é o povo”.

“Na hora em que o País quebrar, vão cortar do povo”, “não posso levar ao povo mais humilde o sacrifício”, afirmou em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (30), quando também enfatizou: “Neste governo, não haverá irresponsabilidade fiscal.”

O presidente pretende manter políticas de inclusão social e reajustes no salário mínimo acima da inflação, ainda que tenha alterado a regra no fim do ano passado para limitar esse crescimento ao cálculo estabelecido pelo novo arcabouço fiscal.

Copom

Lula defendeu o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, após o aumento da taxa básica de juros do Comitê de Política Monetária (Copom). O petista afirmou que o reajuste já era tido como certo, e o gestor “não tinha o que fazer”.

“O presidente do Banco Central não pode dar cavalo de pau num mar revolto de uma hora para outra”, disse Lula.

“Tenho certeza que ele vai criar condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros melhor”, completou.

Kassab e Haddad

Lula rebateu as falas do presidente do PSD, Gilberto Kassab, chamando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de “fraco”, e afirmando que se os brasileiros fossem às urnas hoje o petista perderia a eleição.

“Kassab foi injusto com o companheiro Haddad. Posso ter problema pessoal com a pessoa, mas tenho que reconhecer o trabalho”, declarou.

“Quando vi a história do companheiro Kassab, comecei a rir. Olhei pro calendário e percebi que a eleição é daqui a dois anos”, ironizou.

Reforma ministerial

Lula disse que “trocar ministro é da alçada do presidente da República” e que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, “tem competência para ser ministra em qualquer País do mundo”.

“A companheira Gleisi já foi ministra da Casa Civil da Dilma (Rousseff). Eu estava preso e fui um dos responsáveis para que Gleisi virasse presidente do nosso partido. Gleisi é um quadro muito refinado. Politicamente, tem pouca gente nesse País mais refinado que a Gleisi”, elogiou Lula.

Taxação dos EUA

Lula afirmou que se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, taxar produtos importados do Brasil, haverá reciprocidade.

“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Não há nenhuma dificuldade”, disse.

“Eu quero respeitar os EUA e quero que o Trump respeite o Brasil. Se isso acontecer, está de bom tamanho”, acrescentou.

Diesel

Lula disse que “quem autoriza aumento do petróleo e derivado do petróleo é a Petrobras, e não o presidente”. Afirmou também que não foi comunicado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, sobre nenhum reajuste do diesel.

“Ainda não fui avisado se ela vai aumentar ou não, e ela não precisa me avisar. Se tiver decisão de que para a Petrobras é importante fazer o reajuste, ela que faça e comunique a imprensa”, completou.

Questionado sobre uma eventual paralisação de caminhoneiros, Lula disse que não há nada “alarmante” no horizonte e que o governo está disposto a conversar com os motoristas.

“Se tiver movimentação de caminhoneiros, vou fazer o que fiz a vida inteira. Vou conversar com eles, colocar o ministro dos Transportes, a ministra Esther, para conversar. Vamos conversar com todo e qualquer setor. Nada que seja alarmante se tivermos a disposição de conversar”, afirmou.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade