Foto: Reprodução
O edital de licitação para a obra da Ferrovia Transnordestina, no trecho de 73 km entre os municípios de Custódia e Arcoverde, deverá ser publicado no dia 30 ou 31 de outubro. A informação foi dada pelos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e das Cidades, Renan Filho, nesta quarta-feira (24). Eles se reuniram com mais de 20 prefeitos que integram o Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco (Comagsul) e do Sertão.
Ainda de acordo com os ministros, as obras têm início previsto para janeiro de 2026. O objetivo é garantir que a ferrovia chegue ao Porto de Suape, em Ipojuca, com constava no projeto original da Transnordestina. Atualmente, o trecho que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, está em andamento.
Silvio e Renan também reafirmaram a intenção de serem implantados dois portos secos ao longo do traçado da ferrovia em Pernambuco. O ministro das Cidades informou que a INFRA S.A será encarregada de realizar um estudo técnico detalhado para avaliar a viabilidade da instalação dos portos secos em Salgueiro e no Agreste.
Silvio Costa Filho ressaltou que a retomada da Transnordestina vai abrir novas oportunidades de negócios, gerar empregos e renda. “Estamos trabalhando para garantir que esse empreendimento histórico saia do papel e transforme a infraestrutura logística do nosso Estado e do Nordeste. Essa obra é fundamental para Suape, mas, sobretudo, para o desenvolvimento do interior de Pernambuco”, destacou o ministro.