O prefeito João Campos (PSB) sai pela tangente quando é perguntado sobre se candidatar ao Governo do Estado, em 2026, como alardeiam seus aliados. Ontem, disse que “no tempo certo vamos discutir as próximas eleições”. E também ressaltou que a votação recorde de 78%, no primeiro turno, “foi uma marca significativa”. Apesar de afirmar que, após as eleições municipais é necessário desmontar os palanques, ontem, também, João Campos deu sinais de que já está montando o próximo. Na entrevista que concedeu no bairro do Jordão, o prefeito fez questão de parabenizar o presidente do partido, Sileno Guedes, e seu irmão, o deputado Pedro Campos, por fazerem do PSB “o maior partido de Pernambuco”. Ele fez as contas e disse que as 31 cidades que serão governadas por socialistas representam “25% da população, e o segundo partido vai governar 10%”. João se referiu ao PSDB, da governadora Raquel Lyra, que contabiliza 31 prefeituras que, juntas têm pouco mais de 1 milhão de habitantes. Destaque para Caruaru, com 401 mil. Já o PSB também terá 31 cidades sob seu comando, com um universo de 2,4 milhões de pessoas. Só o Recife tem quase 1,5 milhão. E ainda citou que esse número aumenta quando somados os municípios conquistados pelos partidos aliados. Na TV Guararapes, Campos aproveitou para dizer que vai cobrar (do Estado) mais saneamento e lembrou que as câmeras de monitoramento instaladas nas ruas do Recife são todas da Prefeitura e que o Governo não tem uma sequer. Aliado de Raquel Lyra, o deputado Mendonça Filho (UB) alertou a oposição que a governadora está fortalecida. Segundo ele, em 123 cidades, os prefeitos eleitos tiveram apoio do Governo e incluiu Jaboatão. “Se engana quem acha que o jogo de 2026 está jogado. Está começando e Raquel Lyra entrou na partida com força eleitoral e com um time de peso”, diz Mendonça.
Resultado previsível
O PSB apoiou o candidato do PDT, José Queiroz, em Caruaru, e o prefeito recifense, João Campos, serviu de cabo eleitoral. Ontem, na Rádio Folha, o presidente do partido, Sileno Guedes, admitiu que a reeleição de Rodrigo Pinheiro (PSDB) era prevista. “Havia uma previsibilidade em Caruaru. Por mais forte que era a candidatura de Queiroz, é inegável a força da governadora”, disse Sileno, lembrando que teve até edital de calçamento na cidade.
Menos um na oposição
Dos 11 vereadores eleitos por partidos da oposição no Recife, já tem pelo menos um que ficará ao lado prefeito João Campos (PSB). Júnior Bocão foi reeleito pelo PSD e, ontem, comemorou junto com João a entrega de uma praça Criançada na Rua e duas ruas asfaltadas.
Andreza bate recorde
Com 15.785 votos, a vereadora Andreza Romero (PSB) é a mulher mais votada da história do Recife. Com o mandato renovado, ela reforça o compromisso em defesa dos animais. Uma das principais bandeiras será a inauguração do Hospital Veterinário 24 horas e a ampliação de serviços.
Mano já foi às obras em Jaboatão
Ontem, um dia depois de ser reeleito em Jaboatão, o prefeito Mano Medeiros (PL) já estava vistoriando a pavimentação da rua Floriano Peixoto, em Prazeres. Hoje irá às obras nas ruas da União e Frei Caneca, em Cajueiro Seco. Em relação à questão política, Mano recebeu ligações da governadora Raquel Lyra (PSDB), na manhã do domingo e também à noite, quando o parabenizou pela vitória.