Foto: Reprodução
No plano local, o senador Fernando Dueire está sem espaço no MDB para renovar o mandato, dessa vez sendo testado nas urnas. Ele assumiu o cargo devido à renúncia de Jarbas Vasconcelos por motivo de saúde. Enquanto Dueire está bem próximo da governadora Raquel Lyra (PSD), a maioria do diretório estadual emedebista defende a candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. Ontem, o senador teve as portas abertas pelo Avante, que agora está com Raquel. “Ele está tendo dificuldade com o MDB e tem conversado conosco. Se o senador aceitar nosso convite, fortalece o Avante e passa a ter uma legenda para ser candidato na chapa da governadora”, disse o deputado Waldemar Oliveira, que deu a sugestão para o encontro ao seu irmão Sebastião, que é presidente estadual da sigla. No grupo de Fernando Dueire a hipótese de ele sair do MDB é considerada nula e que o encontro com os Oliveira foi no sentido de apoiá-lo. Ele conta com 25 prefeitos defendendo a sua candidatura ao Senado e outros tantos podem aderir, conforme os apoios de deputados que vem recebendo. Seus aliados apostam nas conversas que vem tendo com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para dobrar o dirigente estadual Raul Henry. É mais uma batalha de bastidores em meio à guerra declarada com Henry e outras lideranças do partido. Ontem, o aliado de Dueire, deputado Jarbas Filho, e Raul voltaram a trocar acusações públicas. O senador estava em Brasília cuidando do seu futuro.
No aguardo do ministro
O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, quer dar continuidade à série de debates sobre projetos parados em Pernambuco. O próximo será sobre a Escola de Sargentos do Exército, que não sai do papel. Bruno quer marcar o evento para o mês de outubro, mas diz que a presença do Ministro da Defesa, José Múcio, é fundamental. A data depende disso.
Ações do Compaz
Os resultados das ações preventivas da Rede Compaz do Recife foram apresentados, ontem, na 12ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP). O secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, foi quem fez a apresentação.
Debate na Alepe
Autor do Projeto de Lei que institui o Programa de Responsabilidade Empresarial, Desenvolvimento e Sustentabilidade em Pernambuco, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) tomou a iniciativa de promover um debate. Será hoje às 10h, na Assembleia Legislativa.
Empresas interessadas
Cerca de 15 empresas já demonstram interesse em participar do leilão da concessão de serviços da Compesa. Algumas estão, inclusive, agendando visitas a municípios que serão beneficiados com abastecimento d’água e saneamento básico. “A concorrência será boa e resultará em mais lucratividade para investir”, diz o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.