A proposta de dosimetria das penas a quem participou da trama de golpe de estado deve ganhar novos capítulos nesta semana. O relator do projeto, deputado Paulinho da Força (SD-SD), pretende entregar o relatório ao presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), cujo objetivo será a redução do tempo de prisão. Caso consiga concluir seu texto, espera que seja pautado no plenário nos próximos dias. Para isso, Paulinho acredita na possibilidade de ter apoio da maioria dos parlamentares, depois de todas as conversas que teve, desde que assumiu a missão em 18 de setembro. Na época, ele chegou a afirmar que entregaria o relatório na semana seguinte, porém não seria tão simples, já que a ala anti-Lula é robusta na Câmara dos Deputados. Além disso, a redução das penas sofre resistência no Senado. Paulinho da Força disse, recentemente, que, “pacificando com o Davi Alcolumbre, nós resolvemos 90% dos problemas”, numa referência ao presidente da Casa Alta. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não querem penas menores, mas anistia geral para que o líder liberal possa concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. Lembrando que, nos últimos dias, os deputados federais causaram surpresas em votações polêmicas, como na PEC da Blindagem, já arquivada pelo Senado, e a na derrota imposta ao Governo Lula ao não aprovarem a Medida Provisória do IOF. Como se vê, o plenário da Câmara é uma verdadeira incógnita.
Reunião pró-anistia
A proposta de anistia para Jair Bolsonaro (PL) será discutida em uma reunião, prevista para hoje em São Paulo, entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e presidentes de quatro partidos: Ciro Nogueira (PP), Antonio Rueda (União Brasil), Marcos Pereira (Republicanos) e Gilberto Kassab (PSD). O senador Rogério Marinho representará o PL.
Lula com o Papa
A conversa entre o presidente Lula (PT) e o Papa Leão XIV, na manhã de hoje no Vaticano, deve envolver, entre outros assuntos, justiça social, meio ambiente, defesa da paz e da democracia e Inteligência Artificial. Presidente por três vezes, Lula se reunirá com o quarto papa.
Comenda do Senado
Raquel Lyra (PSD) recebe hoje a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Senado. A cerimônia está marcada para as 10h, em Brasília. Pernambuco alcançou 25 pontos, sendo a maior nota entre todos os estados.
CNH Social na pauta
A Câmara do Recife vota hoje o projeto enviado pelo prefeito João Campos (PSB) que cria o Programa CNH Social para garantir acesso à mobilidade e inclusão social. Emenda do vereador Agora é Rubem (PSB) propõe que 10% das vagas sejam para mães, pais e responsáveis por pessoas atípicas. Já o líder da oposição, Felipe Alecrim (Novo), apresentou emenda estabelecendo transparência no programa.