Pesquisa divulgada pelo IPSIOS/IPEC mostra que entre os brasileiros há um sentimento de conservadorismo e, conforme os índices, tem uma maioria contra certas bandeiras da esquerda. O maior percentual que aparece no levantamento se refere aos 75% das opiniões contra a legalização do aborto. Apenas 16% são a favor. Já 72% são favoráveis à prisão perpétua para quem comete crimes hediondos e somente 21% são contrários. Ainda na questão da segurança, 65% dos entrevistados disseram que querem a redução da idade penal, enquanto 28% preferem manter nos 18 anos. A maioria, 47%, também opinou contra o casamento entre homossexuais e 36% disseram ser a favor. Outros 13% não se posicionaram. Há quase um equilíbrio sobre a pena de morte, já que 49% são contrários e 43% defendem. Os entrevistados também foram questionados sobre uso de arma de fogo. A pesquisa IPSIOS/IPEC aponta que 54% são contra a flexibilização do porte e 40% são favoráveis. Já 61% se colocam contrários ao porte de arma e 34%, a favor. O levantamento abrangeu 2 mil entrevistas feitas entre os dias 3 e 8 deste mês, com margem de 2 pontos percentuais. Se diz muito que pesquisa é um retrato do momento, mas essa avaliação vale mais para temas eleitorais. No caso dessa realizada pelo IPSIOS/IPEC, a intenção foi identificar o sentimento das pessoas. Aí entram formações cultural, educacional, familiar, religiosa, ideológica que moldam as opiniões.
Teresa: recursos do PAC
A senadora Teresa Leitão (PT) voltou a descartar a chance de o presidente Lula (PT) ter a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque, mas ressaltou as parcerias. Citou que ações anunciadas por Raquel fazem parte do PAC e serão executadas pela Fundarpe. Entre as quais as reformas do Mosteiro de São Bento, os Chalés do Carmo e a Igreja de São Pedro de Verona.
Diego grato a Raquel
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Rep), não esconde os agradecimentos à governadora Raquel Lyra (PSD) pelo que ela tem feito no seu município. Segundo ele, há investimentos em proteção de encostas, na segurança, haverá a recuperação da Estrada de Aldeia, entre outras ações.
Estará com Silvio
Diego Cabral prefere deixar para tratar sobre as eleições só em 2026. O prefeito Camaragibe disse que uma decisão está tomada: “Onde o ministro Silvio Costa Filho estiver como candidato ao Senado, estarei com ele”. O Republicanos é da base do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Apoio aos exportadores
Sem esperança de acordo com os Estados Unidos, o Governo Lula planeja ajudar, pelo menos, parte das empresas que exportam para os norte-americanos. Há possibilidade de abertura de linhas de crédito e compras públicas para incluir alguns produtos no mercado interno.