Foto: Ruan Pablo/DP
Por: Aymé Kyrillos
Do Diario de Pernambuco
O Diario de Pernambuco recebeu, na tarde desta quarta-feira (04), um voto de aplauso referente aos seus 199 anos de história. A ação foi proposta pelo deputado estadual Nino de Enoque (PL).
A homenagem aconteceu no auditório Enio Guerra, do edifício anexo da Alepe, e o jornalista Ricardo Dantas Barreto recebeu a honraria no lugar do diretor presidente do Diario, Dr. Carlos Frederico Vital.
Em seu discurso, o deputado Nino de Enoque destacou que o reconhecimento se deve ao compromisso com a informação de qualidade, ética e transparência para a população.
“Para mim é um prazer imenso hoje estar participando e fazendo esse evento aqui. Quero dar as boas-vindas a todos os presentes e a Ricardo Dantas que vem representando o gestor do jornal e a todos que fazem parte da mesa. Sejam bem-vindos a esse ato que a gente está fazendo aqui de representação e de reconhecimento a cada um de vocês”, discursou o deputado na abertura da cerimônia.
O jornalista e titular do Blog Dantas Barreto também fez o uso da palavra na tribuna e destacou a importância do Diario de Pernambuco para a sociedade.
“Eu vim aqui em nome do Dr. Carlos Frederico Vital, que é o comandante do Diário de Pernambuco atualmente. Ele assumiu o jornal em 2019, foi corajoso, numa época em que a comunicação enfrenta uma certa dificuldade, mas ele mostrou empenho, coragem, determinação e assumiu um jornal que no próximo ano vai fazer 200 anos. É o jornal mais antigo da América Latina e que vem cumprindo esse papel de divulgar, informar, passar para os leitores o que acontece no dia a dia de Pernambuco, no Brasil e no mundo. Eu me sinto muito honrado em estar aqui hoje na Assembleia Legislativa. A casa que eu venho quase todo dia, e agora numa outra condição, que não é vir atrás da notícia, mas agradecer esse reconhecimento da Assembleia Legislativa. Então é com gratidão que eu estou aqui em nome do presidente do grupo e agradeço novamente, parabenizando também os demais homenageados”, disse Dantas Barreto.
Entre os homenageados com o voto de aplauso estavam autoridades, professores, atletas e o ex-prefeito da cidade de Moreno, Edvard Bernardo, que governou o município por três mandatos. Em um dos mandatos teve o deputado Nino de Enoque como vice-prefeito.