Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Danos da corrupção

Foto: Rafael Vieira/DP

Prestes a trocar a função de acusador pela de julgador, o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, assumirá o cargo de desembargador do TJPE em 8 de janeiro de 2025. À frente de uma das principais instituições de combate ao crime, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ele admite que há maior dificuldade para punir quem pratica o chamado crime do colarinho branco. Carvalho garante que existe empenho para reduzir os casos, porém muitas vezes é difícil concluir os inquéritos, e até mesmo o fato de os culpados serem réus primários dificulta as prisões. “A corrupção impacta muito na vida das pessoas, só que o maior incômodo para a população é o crime com violência. É a sensação de insegurança. Mas o dano social da corrupção é enorme”, ressalta Marcos Carvalho. Ele afirma que as denúncias são sempre apuradas e divulgadas para que todos saibam que o Ministério Público e a polícia estão atentos a qualquer tipo de irregularidade. O procurador citou como exemplo as operações Patranha e Habite-se, realizadas ontem no município de Ipojuca, em conjunto entre o MPPE e a Polícia Civil. “Essas operações como as que aconteceram em Ipojuca terminam sendo didáticas para os gestores”, observa. Quanto ao enfrentamento ao crime de uma forma geral, Marcos Carvalho defende uma união mais ampla e cita a PEC da Segurança que o Governo Lula está propondo. “O Governo Federal tem que ter mais presença. Não adianta um está jogando para o outro. Tem que ser uma ação conjunta”, diz o procurador.

Troféu Amigo da Fecomércio

O senador Fernando Dueire (MDB) será agraciado hoje com o Troféu Parlamentar Amigo do Comércio 2024, da Fecomércio. A entrega faz parte da programação da confraternização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e Dueire receberá o troféu do presidente Bernardo Peixoto. O evento será às 19h, na Casa do Comércio.

Agora tem vez e voz

Ao ser diplomado como prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos) garantiu que o município “tem que ter vez e voz no Grande Recife e em Pernambuco e terá, a partir de janeiro de 2025”. A aliada e atual prefeita Nadegi Queiroz (Rep) estava na solenidade, ouvindo o recado.

Indicação de Paulo

Paulo Câmara é presidente do BNB, mas continua tendo influência entre os prefeitos de Pernambuco. Foi ele quem indicou a ex- secretária estadual de Administração, Marília Lins, para a pasta de Finanças de Garanhuns. Pedido foi feito pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB).

Valorizar produção local

Presidente da Aliança Medicinal, Hélida Lacerda festejou a promulgação da lei que garante a distribuição gratuita do óleo produzido a partir da cannabis sativa, mas está preocupada com a invasão dos grandes laboratórios. A Aliança é a única em Pernambuco que produz o óleo com autorização da Anvisa e faz um trabalho filantrópico. “Esperamos que isso não seja esquecido”, diz Hélida.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade