Foto: Sandy James/DP
Por: Cecília Belo
Do Diario de Pernambuco
Ex-secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho retornou ao Governo de Pernambuco na noite desta terça-feira (1), agora como secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas). A posse aconteceu em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, também foi empossado o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho. Ambos foram empossados pela governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas.
Coelho anunciou a criação de uma secretaria executiva exclusiva para tratar dos direitos dos animais. “A governadora já se comprometeu em dar todo o suporte para que a gente tenha as ações na ponta, melhorando a questão dos animais, fazendo política de castração, olhando pelos protetores, que sempre foram ignorados, e que cumprem um papel extremamente importante na ausência do estado”, afirmou o secretário. Atualmente, o Governo tem a Secretaria Executiva para a Causa Animal, que foi criada no início deste ano e está sem titular.
Segundo Daniel, as políticas públicas da nova pasta devem ser apresentadas nos próximos dias, priorizando políticas públicas e de conscientização para que as pessoas respeitem os animais.
Fernando de Noronha
Questionado quanto à eleição do administrador definitivo do arquipélago de Fernando de Noronha, o secretário apelou para que a decisão saia do âmbito da disputa político-partidária e que os deputados priorizem os interesses da população. Ele elogiou o trabalho do atual administrador, Virgílio Oliveira, que está no cargo como adjunto porque a sabatina não foi marcada pela CCLJ da Assembleia Legislativa.
O novo secretário destacou a amizade com Raquel Lyra e as pautas prioritárias da sua gestão. “Faço parte desse projeto (de governo) desde sempre, e agora a gente achou que era o momento de retornar 24 horas por dia ao governo, agora de forma mais firme. Nós vamos dar prioridade à sustentabilidade e proteção da fauna, com desenvolvimento econômico e social. Não existe proteção ambiental sem melhorar a vida das pessoas. Então, a Semas vai trabalhar de forma transversal com o governo, para atender essas demandas”, ressaltou.
COP30
Ao Diario, ele detalhou os planos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), e disse que vai seguir o planejamento da secretária anterior, Ana Luiza Ferreira, que agora fica responsável pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
“A secretaria já está trabalhando nisso, e nós vamos seguir a linha que estava sendo seguida por Ana Luiza. Vamos estar presentes com a delegação de Pernambuco trazendo as nossas pautas”, afirmou.
MOBILIDADE
Também durante a cerimônia, tomou posse o novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho. Perguntado sobre o Aeroporto de Fernando de Noronha, onde a pista afundou recentemente e dois aviões atolaram, André salientou que a parte danificada não passou por reforma. “Já estão marcadas para amanhã, reuniões com os responsáveis pelo aeroporto. Está tudo bem encaminhado para que a gente possa retomar as três estações de avião e retornar à normalidade”, garantiu.
Em discurso, a governadora Raquel Lyra falou das metas de segurança, estrutura e preservação ambiental nos próximos meses de mandato, relembrou ainda votação de recursos em espera na Alepe, e destacou os novos dados do Caged, referentes à maio.
“É uma alegria poder celebrar a chegada em novas pastas de André e Daniel, que acreditam no nosso projeto de mudança para Pernambuco e que tiveram conosco desde o primeiro momento para garantir que a vida do povo pernambucano possa mudar para melhor. A nossa missão é cumprir com aquilo que a gente se comprometeu com a população, na chegada de ações em cada uma das cidades. Agradeço o trabalho de todo nosso time do governo que tem promovido melhorias nas vidas das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
CANDIDATURAS
Sobre possíveis candidaturas de André e Daniel para a Câmara Federal, ano que vem, o secretário de Meio Ambiente ressaltou que o assunto será tratada mais adiante e que está comprometido com o plano do governo atual.