Do Metrópoles
A cúpula do PP avalia que o anúncio formal da federação com o União Brasil deve ser feito até o fim de abril. Caso se concretize, a federação PP-União Brasil pode se tornar a maior bancada da Câmara dos Deputados, potencializando a força do Centrão no Congresso. bancada na Casa pode chegar a 108 deputados, caso não haja desfiliações depois da efetivação do movimento. No Senado, serão 13 parlamentares.
Como mostrou o Metrópoles, previamente, os partidos já fizeram uma divisão dos comandos estaduais. A cúpula da federação terá a palavra final nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a direção tomará as decisões sobre Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Tocantins.
O PP de Ciro Nogueira ficará com o comando de Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. Já o União Brasil, presidido por Antônio de Rueda, comandará as decisões nos estados do Ceará, de Goiás, do Amazonas, da Bahia, do Amapá, de Mato Grosso, do Pará, Rio Grande do Norte e de Rondônia.