Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Corrida contra o tempo

Ao apresentar o programa Juntos Pela Segurança, ontem, a governadora Raquel Lyra (PSDB) citou números que tornam Pernambuco um dos estados com maiores índices de crimes do País. Foram 37,8 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes, 1.361 casos de violência contra mulheres, entre tantos outros números. Os dados são de 2022, quando o Governo estava sob comando do PSB. Raquel fez questão de dizer que isso ocorreu porque houve desinvestimentos na área da segurança por não ser, segundo ela prioridade. Agora a governadora diz que dispõe de mais de R$ 1 bilhão, no entanto, pelo cronograma, só será possível ver algum resultado positivo a partir de 2025. E em 2026 a meta de redução de 30% dos crimes tem chance de acontecer, se todas as entregas acontecerem como o planejado. É uma corrida contra o tempo porque em 2026 já tem eleição. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi questionado sobre a comparação com o Pacto Pela Vida, dos tempos do então governador Eduardo Campos, que não avançou nas gestões seguintes. “Era redução de 12% ao mês em cima de 12%. Isso funciona por três ou quatro anos. Depois disso, não”, avaliou. A efetividade, segundo ele, depende de mais policiais nas ruas, daí a importância da convocação de PMs através de concurso público. Mas também com a participação de outros entes e soluções que vão além da questão policial.

Mano foi escalado

Coube ao prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), falar em nome dos gestores presentes no lançamento do Juntos Pela Segurança. Como um dos itens do programa fala sobre sistema prisional, Mano ressaltou o trabalho dos reeducandos. “É uma mão de obra que tem nos ajudado”, contou. E disse que os prefeitos estão dispostos a ajudar.

Oposição de Panelas

O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), tenta unir a oposição de Panelas para derrotar o prefeito Rubem Lima (PSB). Os cotados são os ex-prefeitos Fred Moreira (Republicanos) e Sérgio Miranda (MDB), além do vereador Pierre, que é do PSB.

Ajeitar a casa

Em Igarassu, quem deve ser candidato a novamente a prefeito é o deputado Mário Ricardo (Republicanos). Dizem por lá que a prefeita Elcione Ramos não engrenou politicamente e o grupo de Mário não quer arriscar com outro nome, em 2024.

Sassepe em pauta

O plano de saúde dos servidores do Estado volta a ser tema de audiência pública na Alepe. A iniciativa é do deputado Gilmar Júnior (PV), que convidou autoridades e representantes da sociedade. O evento será às 10h de hoje, no auditório Sérgio Guerra.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade