A governadora Raquel Lyra (PSDB) já tem na agenda as convenções partidárias dos seus dois principais candidatos a prefeito. No dia 3 de agosto, que cai num sábado, o PSD e as legendas da aliança formalizarão a chapa formada por Daniel Coelho (PSD) para prefeito do Recife, e de Mariana Melo (PSDB) como postulante a vice. No domingo, 4, penúltimo dia do prazo para a realização das convenções, Raquel estará em Caruaru para homologar a candidatura à reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). A vaga de vice continua indefinida. No caso do Recife, a situação de Daniel Coelho não é das mais fáceis, conforme atestam as pesquisas de intenção de voto, que apontam favoritismo do prefeito João Campos (PSB). E como os levantamentos apontam números desfavoráveis a Raquel na Capital, no quesito aprovação, seu ex-secretário de Turismo terá uma missão dura pela frente. Em Caruaru, o cenário é diferente, já que Rodrigo Pinheiro se encontra numa situação mais favorável para tentar um novo mandato, pelo menos no primeiro turno. E a governadora tem um índice de aprovação elevado na cidade onde foi prefeita. Naturalmente, Raquel tratará a candidatura de Rodrigo como prioridade, já que é a única cidade onde um aliado não pode perder a eleição. No dia 4 de agosto, inclusive, o principal adversário do prefeito de Caruaru, o ex-prefeito José Queiroz (PDT), também fará a sua convenção. Será uma verdadeira medição de forças para ver quem reúne mais lideranças políticas e apoiadores.
Sentindo o clima
Presidente da Comissão de Finanças na Alepe, a deputada Débora Almeida (PSDB) disse que vai aguardar a reunião de amanhã, na Alepe, com presenças dos deputados e dos secretários de Planejamento, Fazenda e Administração, para avaliar o tempo de duração da convocação extraordinária. Mas outros deputados acham que os projetos serão votados em agosto.
Saúde ou campanha?
O deputado Cleiton Collins pediu licença de 120 dias, conforme a direção do PP, para cuidar das campanhas municipais do partido. Ontem, contudo, a informação oficial da Assembleia Legislativa foi de que o afastamento de Cleiton se deu por motivo de saúde.
Armas preocupam
A bancada da bala na Câmara Federal conseguiu evitar que as armas fossem incluídas no Imposto Seletivo da Reforma Tributária. O Governo Lula tentará inverter no Senado. O receio é que os preços baixem e a compra de armas se torne mais fácil.
Colaboração do Sebrae
Em tempos de montagem de programas de governo, o Sebrae vai dar uma ajuda aos candidatos. Lançará um guia com sugestões para fomentar o empreendedorismo nos municípios. O programa Cidade Empreendedora já tem mais de 500 iniciativas em andamento em parceria com o Sebrae, que podem ser conferidas no sebrae.com.br/pernambuco.