Foto: Jack GUEZ / AFP
Do Correio Braziliense
O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, mediador da negociação, anunciou que Israel e Hamas assinaram o cessar-fogo em Gaza. O acordo começa a valer no domingo (19/1), informou o líder do Catar em coletiva de imprensa. Além do Catar, Estados Unidos e Egito mediaram as conversas.
O premiê confirmou que o Hamas vai liberar 33 reféns na primeira fase do cessar-fogo, que deve durar 42 dias. Em contrapartida, Israel deve liberar centenas de reféns palestinos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também se pronunciou sobre o cessar-fogo. Em coletiva, Biden informou que a primeira etapa inclui um “cessar-fogo total e completo, a retirada das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza e a libertação de vários reféns mantidos pelo Hamas, incluindo mulheres, idosos e feridos”.
Milhares de palestinos comemoraram, em toda a Faixa de Gaza, a notícia de um acordo de trégua, após mais de quinze meses de guerra. Em Deir al Balah, no centro do pequeno território, centenas de pessoas manifestaram rapidamente sua alegria em frente ao hospital Mártires de Al Aqsa, aonde chegaram muitos mortos desde o início da guerra. As pessoas dançavam, tiravam fotos e agitavam bandeiras palestinas.