Foto: Divulgação/PMJG
O Centro de Referência Maristela Just, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, completou, nesta segunda-feira (6), 15 anos de atuação em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Executiva da Mulher, Família e Pessoa com Deficiência, o Centro já acolheu mais de 3 mil mulheres com orientação jurídica, apoio psicológico e na proteção com participação da Patrulha Maria da Penha.
Ao longo desse tempo, o Maristela Just firmou-se como local onde as mulheres podem se sentir seguras. Para marcar a data, foi realizado um evento com a participação de quem já recebeu ajuda, que teve a oportunidade de escrever mensagens no Mural da Gratidão. Além disso, depoimentos e objetos simbólicos foram colocados numa Cápsula do Tempo, que será aberta em futuras comemorações.
A programação contou com um bate-papo sobre representatividade feminina, com a participação da assistente social e diretora do Instituto LGBT Transformar, Stephany Araújo, e da psicopedagoga e coordenadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Negra Miranda.
Também foram realizadas aulas experimentais de dança, com a professora Edna Silva, do projeto Mais um Artista, e uma oficina de argila conduzida pela professora e coordenadora Juçane Amorim. O objetivo foi promover momentos de criatividade, expressão artística e fortalecimento da autoestima das participantes. O encerramento foi com a apresentação do grupo S.O.S Girassol.
Coordenadora do Programa de Políticas Sociais da Prefeitura do Jaboatão, a primeira-dama Andréa Medeiros destacou a importância do centro de referência. “O Centro Maristela Just representa acolhimento, fortalecimento e transformação. Nesses 15 anos, tem sido um ponto de apoio fundamental para mulheres que buscam recomeçar e se reconhecer. Saibam que vocês podem sempre contar com a equipe do Maristela Just e com a gestão do prefeito Mano Medeiros”, afirmou.
O Centro de Referência Maristela Just funciona na Rua almirante Antônio Farias, 664, Piedade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.