Foto: Blog Dantas Barreto
A programação do Carnaval do Recife de 2026 foi apresentada, nesta quinta-feira (4). A abertura oficial será no dia 12 de fevereiro e até a Quarta-feira de Cinzas serão mais de 80 atrações, entre as quais João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho – com o Projeto Dominguinho -, Alok, Iza, Ludmilla, Liniker e Seu Jorge, além de Gaby Amarantos. No anúncio realizado no Paço do Frevo, o prefeito João Campos (PSB) garantiu que 98% dos artistas serão locais, a exemplo Maestro Duda, SaGrama, Coral Edgard Moraes, Lia de Itamaracá, Geraldo Azevedo, Getúlio Cavalcanti, Banda de Pau, Alceu Valença e Corda, Quinteto Violado.
A expectativa é que 3 milhões de pessoas circulem nos polos da Capital e R$ 2,7 milhões girem na economia. A geração de empregos também deve crescer, alcançando 60.030 postos de trabalho, acima dos 58 mil contabilizados no Carnaval deste ano.
“O Carnaval é o momento onde a gente mostra a força e a potência cultural do Recife e de Pernambuco. Mas também a gente recebe o Brasil aqui. A nossa expectativa é muito boa, os números já apontam que o resultado vai ser bom, tem número de voos extras confirmados, que já é superior aos anos anteriores. A expectativa da Associação de Bares e Restaurantes é grande, assim como da rede hotelaria. A cadeia do turismo está muito animada, assim como toda rede de cultura”, ressaltou João Campos.
O tema de 2026 será “Carnaval do Futuro”. De acordo com a Prefeitura do Recife, o conceito é inspirado em uma folia que possui bases sólidas em tradições de cultura popular, o que possibilita vislumbres de um futuro que atravessa gerações, salvaguardando a identidade e as esperanças de um povo, seus brincantes e seus brinquedos.
Entre as novidades de 2026, o Carnaval do Recife recebe uma edição especial da Casa Bloco, que desembarca do Rio de Janeiro, onde acontece no Jockey Club, diretamente na Praça do Arsenal, para celebrar as prévias recifenses.
A Casa preza pela multiplicidade de manifestações e pela diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do Carnaval brasileiro. No local, grandes encontros estão prometidos entre agremiações e atrações fluminenses e pernambucanas, promovendo uma folia de confraternização entre brincantes daqui e dacolá. Outra novidade para 2026 é o Bloco do Silva, que vem encantando multidões por onde passa.