O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o tenente-coronel Mauro Cid estarão cara a cara, hoje. Moraes vai querer ouvir do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) os bastidores da trama que tinham como alvos ele próprio, o presidente Lula (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB). Na delação premiada, firmada em setembro de 2023, Cid havia se comprometido a contar tudo que sabia a respeito do suposto golpe que estaria sendo arquitetado em 2022. Terça-feira passada, ele negou à PF ter conhecimento das novas descobertas, mas a suspeita é grande de que o ex-auxiliar de Bolsonaro ainda tem muito a contar. Por isso, Alexandre de Moraes solicitou a presença de Cid no STF para ouvi-lo. Então, fica a expectativa sobre a atitude de Mauro Cid diante do ministro. Ele está sendo investigado em liberdade, porém essa situação pode mudar e a volta à cadeia não está descartada. Tudo que Cid já revelou continua valendo e está nos processos. Na PF há certeza de que o ex-ajudante de ordens não só sabia do plano, como também participou em alguns momentos. A defesa de Mauro Cid, contudo, garante que o cliente tem cumprido todas as exigências firmadas no acordo. Por enquanto, estão presos quatro militares do Exército e um policial federal, e a tendência é que mais gente entre na mira da PF. No centro do alvo está Bolsonaro, que anda pescando em São Miguel dos Milagres, no Estado de Alagoas, em companhia do ex-ministro Gilson Machado (PL).
Opiniões divergentes
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) disse que “caiu a máscara para quem insistia que o 8 de janeiro foi um piquenique de senhoras, que era absurdo falar em tentativa de golpe”. Para o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a operação policial foi “conversa furada”. “A única coisa que o Brasil sabe e é verdadeira foi o Adélio Bispo, que tentou matar o (ex)presidente Bolsonaro.”
50 anos de arte
Uma exposição, que iniciará hoje, reunirá os admiradores das artes e também políticos. Pela primeira vez o artista plástico Ferreira abrirá seu ateliê, no bairro de Campo Grande, no Recife, para visitação pública. Ele comemora 50 anos de trabalho. Exposição seguirá até 20 de dezembro.
Parada de recesso
O titular desta coluna vai tirar uns dias de recesso e voltará às atividades na próxima semana. A coluna será retomada no Diario de Pernambuco dia 29. Mas as notícias do nosso Estado e do País continuam sendo acompanhadas pelo Blog Dantas Barreto.
Novas regras das emendas
Os deputados federais aprovaram as novas regras para as emendas parlamentares, como pediu o ministro do STF, Flávio Dino. Ainda há segredo sobre os “padrinhos” das emendas de comissão, que totalizam R$ 11,5 bilhões. Mas os parlamentares terão que aguardar mais um pouco pela liberação dos recursos deste ano. O presidente Lula ainda vai sancionar.