Fotos: Reprodução
Nesta sexta-feira (25), encerrou o guia eleitoral deste segundo turno, sendo a última oportunidade que os candidatos a prefeito tiveram para convencer os eleitores através da TV e do rádio. Ainda há tempo para caminhadas e carreatas, até a noite desse sábado. Depois disso, é aguardar o domingo e a contagem dos votos.
Os candidatos à Prefeitura de Olinda aproveitaram os últimos programas para pedir que o eleitorado compareça às urnas, disposto a mudar ou dar um voto de confiança a atual gestão.
Vinicius Castello (PT) foi o primeiro a ocupar o espaço, iniciando com críticas ao “abandono e ao descaso que tomou conta da cidade”. A mensagem foi de que Olinda precisa de mudança. “Mudar Olinda, é mudar a realidade das pessoas”, disse o petista, acrescentando que “Olinda pede socorro”.
Logo em seguida, não poupou a adversária Mirella Almeida (PSD), alertando que ela teve oito anos (como secretária municipal) e não fez as mudanças. Em outro momento, utilizou o jogo de palavras cruzadas para chamar Mirela de “laranja” e lembrar que ela “nunca foi eleita para nada”. Vinicius ainda teve seu nome vinculado ao presidente Lula (PT) e ao prefeito do Recife, João Campos(PSB).
Vinicius ressaltou a sua origem cristã e a importância do trabalho solidário das igrejas católica e evangélicas. Três pastores do Movimento Olinda para Cristo também se pronunciaram em apoio ao candidato do PT.
MIRELLA
No seu programa, a candidata da PSD, Mirella Almeida destacou as belezas de Olinda e ações da atual gestão na melhora do atendimento às mulheres nas policlínicas e com idosos bem tratados, entre outras. A linha seguiu o alerta de que o município não pode voltar ao passado, se Vinicius Castello for eleito.
Mirella garantiu estar “pronta para trazer melhorias e fazer Olinda andar pra frente”. Em seguida, apoiadores apareceram afirmando que votarão na candidata governista. A social-democrata apresentou propostas como a construção de cinco creches, o programa Minha Rua Pronta, implantação da UPA-E e Sala do Empreendedor nos bairros.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) teve destaque no guia eleitoral, afirmando que “chegou a hora de eleger uma mulher preparada”. Ela ressaltou que Mirella é olindense raiz, que a conhece e o eleitor pode confiar também.
ÚLTIMOS ATOS
Neste sábado, os candidatos de Olinda farão as caminhadas de despedida. O ato de Mirella está marcado para 9h, na Praça do Brinquedo, em Rio Doce. A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause (Cidadania) participarão.
Às 9h13, Vinicius Castello realiza a carreata com uma tropa de peso. Estarão com ele João Campos (PSB), a ministra Luciana Santos (PCdoB), os senadores petistas Hmberto Costa, Teresa Leitão e Randolfe Rodrigues; os deputados federais Pedro Campos (PSB) e Carlos Veras (PT); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB); os deputados estaduais Gleide Ângelo (PSB), Dani Portela (PSOL), Rosa Amorim (PT) e Waldemar Borges (PSB); além da vereadora carioca Tainá de Paula (PT) e de vereadores e vereadoras do Recife e de Olinda