A Assembleia Legislativa vive um burburinho causado pela anulação da reeleição da Mesa Diretora, que ocorreu em novembro de 2023, para valer no período 2025/2027. Apesar de a medida cautelar do ministro Flávio Dino, anunciada ontem, ainda ter que passar no plenário do STF, uma nova eleição já é dada como certa. A data será marcada para o período de 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025. A questão ficará, de certa forma, em banho-maria nos próximos dias porque o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), está em São Paulo e hoje passará por uma cirurgia na coluna. A situação dele é tranquila, até porque dificilmente a governadora Raquel Lyra (PSDB) entrará no circuito para apoiar outro candidato à presidência e os parlamentares estão gostando do seu trabalho. Os demais cargos é que podem passar por modificações. Na reunião do PP, segunda-feira passada, os deputados presentes e o próprio dirigente estadual partido, Eduardo da Fonte, já analisaram possibilidades. Além da bancada de oito progressistas, o bloco eduardista conta com Franz Hacker (PSB), Danilo Godoy (PSB) e Romero Sales Filho (UB). Um dos integrantes da Mesa que corre risco é Gustavo Gouveia (SD), que ocupa o segundo melhor cargo: a 1ª secretaria. A sua reeleição em novembro de 2023 sofreu resistência e só foi possível graças a interferência de Álvaro Porto.
Situação de Gouveia piorou
A situação de Gustavo Gouveia piorou, conforme os bastidores da Assembleia, porque ele não tem bom relacionamento os deputados. Além disso, há resquícios das eleições municipais. Outros grupos políticos ficaram insatisfeitos com a atuação de Gustavo e do seu irmão, Marcelo (Podemos), que é prefeito de Paudalho.
A vez das estradas
Hoje a governadora Raquel Lyra (PSDB) anuncia R$ 5 bilhões para a pavimentação, restauração e manutenção das rodovias estaduais. O programa PE na Estrada será lançado às 10h, no Palácio do Campo das Princesas. O Governo diz que já recuperou 800 km da malha viária.
Diogo Moraes comemora
O líder da oposição na Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB), viu com otimismo a decisão do TJPE de autorizar as obras do Arco Metropolitano e da Escola de Sargentos. “Um é projeto que vem desde gestões do PSB e outro é a prova da atenção que o Governo Lula dá a Pernambuco”, diz.
Candidatos na Rádio Clube
A Rádio Clube de Pernambuco, que tem transmissão no YouTube, fará, amanhã, sabatinas com os candidatos a prefeito de Olinda, no programa Microfone Aberto. A entrevista com Mirella Almeida será das 9h às 10h. Vinicius Castello será entrevistado das 10h05 às 11h05. No estúdio estarão o apresentador André Luiz Cabral e o editor desta coluna, Ricardo Dantas Barreto.