Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Do Congresso em Foco
Durante coletiva de imprensa em Joanesburgo (África do Sul) neste domingo (23), o presidente Lula foi questionado a respeito da prisão preventiva de Jair Bolsonaro, determinada no último sábado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente avalia que a decisão cumpre o devido processo legal, e que Bolsonaro pôde ser tratado com presunção de inocência durante a ação penal do golpe.
“A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, declarou.
Lula também foi questionado sobre o comentário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que no dia anterior afirmou que a prisão “é uma pena”. “Acho que não tem nada a ver, acho que o Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa justiça decide, e o que decide aqui está decidido”.